metropoles.com

Furacão Milton pode ganhar mais força e ameaça costa oeste da Flórida

O alerta foi feito pelo Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Furacão Milton
1 de 1 Furacão Milton - Foto: Reprodução

A tempestade Milton, que está no Golfo do México, virou furacão de categoria 1 (em uma escala que vai até 5) e pode se tornar um “grande furacão” (da categoria 3) nesta segunda-feira (7/10), antes de atingir a costa oeste da Flórida no meio da semana. O alerta foi feito pelo Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês).

À 1h (6h GMT de segunda-feira), Milton estava se movendo a quase 150 km por hora e deve se intensificar rapidamente e se tornar um grande furacão no fim do dia.

O NHC adverte para “danos devastadores”. Segundo o centro americano, eletricidade e água ficarão indisponíveis por dias ou mesmo semanas após a passagem do fenômeno.

Essas previsões do NHC estão causando preocupação na Flórida e no resto do sudeste dos Estados Unidos, afetada pela passagem devastadora do furacão Helene.

Os serviços de emergência ainda continuam trabalhando para ajudar as vítimas do Helene, o pior furacão que passou pelos Estados Unidos desde o Katrina, em 2005. Helene, que atingiu o ponto máximo como furacão de categoria 4, causou até agora 226 mortes em pelo menos seis estados do sudeste do país e provocou inundações.

De acordo com o Observatório Meteorológico dos Estados Unidos (NOAA, na sigla em inglês), a temporada de furacões, que vai do começo de junho até o fim de novembro, poderia incluir entre quatro e sete furacões de categoria 3 ou superior.

Segundo vários cientistas, com o aumento da temperatura dos oceanos provocado pelo aquecimento global, torna-se mais provável a intensificação rápida das tempestades, o que aumenta o risco de furacões mais poderosos.

Falta de preparo

Deanne Criswell, chefe da Agência Federal para a Gestão de Emergências (Fema, na sigla em inglês), disse ao programa “This Week”, da emissora americana ABC, que as autoridades federais estão “totalmente preparadas” para enfrentar a nova tempestade.

“Começamos a nos preparar há vários dias, antes de a tempestade se formar. Sabemos que avança diretamente para a Flórida”, declarou. “Mobilizaremos recursos à altura das necessidades”, acrescentou.

Segundo o NHC, “fortes precipitações vão afetar a Flórida na segunda-feira, mesmo antes da chegada de Milton, que avança com ventos máximos de 130 km/h”.

Embora “ainda seja muito cedo para especificar a escala exata e a localização dos impactos”, a agência alerta para a possibilidade de “ventos destrutivos” e marés de tempestade importantes durante a semana.

Veja mais reportagens como essa no RFI, parceiro do Metrópoles.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?