metropoles.com

Furacão Laura chega aos EUA com possibilidade de “inundações catastróficas”

Estado da Louisiana é atingido por fortes ondas, ventos extremos e inundações com a chegada do fenômeno

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Nasa
Furacão Laura
1 de 1 Furacão Laura - Foto: Divulgação/Nasa

O Furacão Laura alcançou a costa do Estado da Louisiana, nos Estados Unidos, nesta quinta-feira (27/8) como um fenômeno de categoria 4, segundo o Serviço Meteorológico Estadunidense. Milhares de moradores foram retirados de suas casas na Louisiana e no Texas pela possibilidade iminente de inundações “catastróficas”.

O Centro Nacional de Furacões dos EUA confirmou, em atualização feita às 3h (horário de Brasília), que o Laura tocou a terra nas proximidades da cidade de Cameron, na Louisiana. A instituição classificou o fenômeno como “extremamente perigoso”.

“Uma onda ciclônica catastrófica, ventos extremos e inundações repentinas estão acontecendo em partes da Louisiana”, alertou o centro em comunicado.

O Furacão Laura é o mais forte a atingir os EUA neste ano, registrando ventos de 240 km/h. A cerca de 70 km de Port Arthur, no Texas, ele deve seguir em direção ao sudoeste da Louisiana na manhã desta quinta-feira. Se a velocidade permanecer a mesma na terra, Laura se tornará um dos 13 furacões mais fortes registrados na história dos EUA.

3 imagens
1 de 3

NOAA Satellites
2 de 3

Divulgação/Nasa
3 de 3

Chris Cassidy/NASA

No entanto, o Centro Nacional de Furacões avalia que o fenômeno deve perder força. Por volta das 6h, o furacão foi rebaixado para a categoria 3, com ventos de cerca de 195 km/h.

O canal americano Weather Nation publicou vídeos de cidades em Los Angeles, Louisiana e Texas, que sentem os impactos da passagem do furacão.

Somadas a maré alta, as ondas — que podem atingir até 50 km terra adentro — poderiam causar um aumento do nível das águas entre 4,5 e 6 metros acima do nível normal.

O Estado da Lousiana abriga grandes centros de refinamento de petróleo. Mais de 100 plataformas petrolíferas do golfo do México foram esvaziadas como medida de precaução.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?