Compartilhar notícia
Um furacão monstro está a caminho do Sul dos Estados Unidos. A tempestade Ida é a maior ameaça para o estado norte-americano da Louisiana e a cidade de Nova Orleans desde o furacão Katrina de 2005 e vai tocar terra na região justamente no dia que marcará o 16º aniversário da chegada do furacão Katrina como uma tempestade de categoria 3.
Ida, de acordo com a última projeção do Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos, deve alcançar a costa Sul de Nova Orleans como um furacão devastador de categoria 4 na escala Saffir-Simpson que vai até 5, com ventos destrutivos de 225 km/h, chuvas torrenciais com volumes extremos e elevação da maré de até cinco metros na faixa costeira da Louisiana até o Mississipi.
A tempestade que passou pela Isla de la Juventud em Cuba nas últimas horas deve ganhar muita força agora sobre as águas muito aquecidas do Golfo do México e com uma atmosfera de baixa divergência de ventos, condições que favorecem uma rápida intensificação.
O Centro Nacional de Furacões alertou sobre “inundação com alto risco de vida” devido à forte subida do mar na costa e ainda “danos potencialmente catastróficos pelo vento” nas áreas próximas do ponto em que o furacão ingressar em terra. Nova Orleans foi colocada sob um alerta de furacão.
Quer saber mais? Leia no MetSul, parceiro do Metrópoles.