Furacão Ian atinge Cuba e deixa quase 1 milhão de pessoas sem energia
Ventos de 205 km/h destruíram casas e obrigaram autoridades a realizar corte de energia. Previsão é que o furacão alcance a Flórida (EUA)
atualizado
Compartilhar notícia
O furacão Ian atingiu a região oeste de Cuba nesta terça-feira (27/9), segundo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, em inglês). Ventos de 205 km/h a cerca de 25 quilômetros ao sul da cidade de Pinar Del Rio destruíram casas e deixaram mais de 850 mil cubanos sem energia.
A chegada do furacão obrigou as autoridades locais a realizarem um corte de energia como medida de prevenção. Além disso, de acordo com a mídia nacional, cerca de 40 mil pessoas precisaram ser retiradas das áreas costeiras mais próximas do nível do mar.
Com ventos de 205 km/h, o furacão Ian tem categoria 3. Na prática, furacões desse tipo têm ventos que variam de 178 a 208 km/h, o que pode levar a danos como destruição de casas, remoção de telhados, queda de árvores e bloqueios de vias.
De acordo com o NHC, cubanos que vivem nas áreas atingidas podem ficar sem água e energia elétrica por “dias ou semanas” após a passagem da tempestade.
O furacão atinge o país em um momento de grave crise econômica. Antes mesmo desta terça, os apagões já haviam se tornado constantes em várias regiões. Cuba também enfrenta escassez de alimentos, remédios e combustível.
Heavy damage in #PinarDelRio, #Cuba from Hurricane #Ian‘s passage. #tropicswx #HurricaneIan
Credits on the bottom of the video.pic.twitter.com/zPJ9GFm8p5
— Vortix ♦️CODE RED♦️ (@VortixWx) September 27, 2022
De acordo com o órgão meteorológico americano, é esperado que o Ian ganhe força ao longo desta semana e atinja a categoria 4 à medida que segue em direção à Flórida (EUA).