metropoles.com

Furacão Helene atinge Flórida com ventos de 225 km/h e deixa 5 mortos

Furacão atingiu a costa da Flórida na noite de quinta-feira (26/9). Governadores decretaram estado de emergência

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Praia
1 de 1 Praia - Foto: Getty Images

O furacão Helene, de categoria 4, atingiu a costa do Parque Nacional de Big Bend, na Flórida, na noite dessa quinta-feira (26/9), resultando em pelo menos cinco mortes. Vários estados declararam emergência.

O Centro Nacional de Furacões, em Miami, informou que o furacão Helene chegou à costa às 23h10, com ventos de até 225 km/h. A tempestade deixou mais de 1 milhão de residências e empresas sem energia na Flórida e mais de 50 mil na Geórgia, de acordo com o site de monitoramento PowerOutage.us. As informações são do G1.

Os governadores da Flórida, Geórgia, Alabama, Carolina do Sul, Carolina do Norte e Virgínia declararam estado de emergência.

3 imagens
Furacão chegou na Flórida nessa quinta (26/9)
Furacão Helene, de categoria 4, atingiu a costa do Parque Nacional de Big Bend
1 de 3

Furação Helene atinge costa da Flórida

Getty Images
2 de 3

Furacão chegou na Flórida nessa quinta (26/9)

Getty Images
3 de 3

Furacão Helene, de categoria 4, atingiu a costa do Parque Nacional de Big Bend

Getty Images

O furacão foi elevado à categoria 4, sendo classificado como “extremamente perigoso”. Segundo a agência de monitoramento National Weather Service, diversos alertas de inundações foram emitidos, abrangendo áreas desde o norte da Geórgia até o oeste da Carolina do Norte.

Segundo o governador da Flórida, Ron DeSantis, cerca de “noventa abrigos estão abertos em todo o estado em preparação para o desembarque do furacão Helene, incluindo dois abrigos operados pelo estado em Tallahassee e DeFuniak Springs. Esses abrigos estão com mais de 4.700 moradores de áreas que podem ser severamente afetadas pelo furacão Helene”.

O furacão Helene, impulsionado pelo Golfo do México, estava a cerca de 190 km ao sul de Tallahassee. Fortes chuvas já foram registradas na Geórgia. O fenômeno ocorre pouco mais de um ano após o furacão Idalia atingir a Flórida, também como categoria 4 no Golfo do México, mas tocando o solo como categoria 3, próximo a Keaton Beach.

Escolas e aeroportos

Escolas e universidades cancelaram as aulas, assim como os aeroportos de Tampa, Tallahassee e Clearwater suspenderam suas atividades nessa quinta-feira (26/9). Na Geórgia, instituições de ensino também interromperam as aulas. Diversas cidades sob risco de impacto, como Albany, Valdosta e Thomasville, implementaram toque de recolher.

“Ordens de evacuação voluntárias e obrigatórias estão em vigor em vários condados em todo o estado”, divulgou o governador.

Ele destacou que “esta é uma das maiores tempestades” que já enfrentaram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?