Furacão Florence se aproxima da costa dos EUA: população em alerta
Devido à previsão, os estados da Carolinas do Sul e do Norte, da Geórgia, Maryland e Virginia já declararam estado de emergência
atualizado
Compartilhar notícia
As Carolinas do Sul e do Norte e os estados da Geórgia, Maryland e Virginia estão em estado de emergência por causa da passagem do Furacão Florence, que atingiu a categoria quatro – a penúltima mais perigosa na escala Saffir-Simpson, que vai de 1 a 5. Na Carolina do Sul, estado no qual o furacão deve atingir o continente americano, um milhão de pessoas receberam ordem de deixar suas casas nesta segunda-feira (10/9).
Segundo a Central Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, da sigla em inglês), a expectativa é de que o furacão toque o continente americano a partir de quinta-feira (13). As previsões são de que o Florence se mantenha na categoria 4 até chegar ao solo da Carolina do Sul. Isso significa ventos de até 225 quilômetros por hora.
Evacuação
Meteorologistas afirmam que as águas quentes do oceano podem fazer com que o furacão Florence se mantenha na categoria 4, com ventos fortes sustentados. O governador, Henry McMaster, determinou que a partir de terça-feira (11) a população de oito condados ao longo da costa deixe a região em busca de abrigos.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, também mandou um alerta à população pelo Twitter: “Acabam de me informar que esta é uma das piores tempestades que já atingiu a Costa Leste em muitos anos. Além disso, parece que atingirá diretamente a Carolina do Norte, Carolina do Sul e Virgínia. Por favor, estejam preparados, tenham cuidado e fiquem seguros!”, postou.
My people just informed me that this is one of the worst storms to hit the East Coast in many years. Also, looking like a direct hit on North Carolina, South Carolina and Virginia. Please be prepared, be careful and be SAFE!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) 10 de setembro de 2018
A Carolina do Norte está em estado de emergência desde o fim de semana. A última vez que um furacão na categoria 4 atingiu o estado foi em 1954. Esta semana é de intensa atividade no Atlântico. Os furacões Helene e Issac também estão em atividade na região, enquanto o Florence avança rumo ao continente americano.
Os meses de setembro e outubro costumam ser os com maior atividade de furacões durante a temporada, que começa em maio e termina no fim de outubro.