Furacão Beryl quebra recorde, ganha força e passa para a categoria 5
Furacão está se movendo a cerca de 1.500 km da Jamaica, com status considerado de “potencial catastrófico”
atualizado
Compartilhar notícia
O furacão Beryl avançou para a categoria 5 na noite desta segunda-feira (1°/7). O fenômeno climático recebeu o status de “potencialmente catastrófico”, com ventos de até 260 km/h, de acordo com o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, sigla em inglês).
O furacão está a cerca de 1.500 km da Jamaica, e a previsão é de que atravesse o país nesta quarta-feira (3/7), com fortes chuvas e risco de inundações em algumas áreas do país.
Alertas de furacão foram acionados em Santa Lúcia, São Vicente, Granadinas e Granada. enquanto Martinica, Dominica e Trindade advertem para uma tempestade tropical.
Ainda durante a semana, Beryl continuará avançando pelo Caribe em direção à costa do México. Entretanto, de acordo com as autoridades, é previsto que o furacão perca a força ao longo dos dias.
Apesar disso, ilhas Cayman, Belize e cidades que estão no sudoeste do Golfo do México estão em alerta. Há previsão de que o furacão chegue à região no sábado (6/7).
Previsão
Em maio deste ano, a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA) havia previsto uma temporada excepcional de fenômenos meteorológicos extremos, além de prever a possibilidade de quatro a sete furacões de categoria 3 ou superior na região atlântica.