metropoles.com

Funeral de Carter mobiliza EUA e tem cochicho entre Obama e Trump

O carro funerário que transporta o caixão de Jimmy Carter partiu do Capitólio dos EUA em direção à Catedral Nacional

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Chip Somodevilla/Getty Images
Obama e Trump
1 de 1 Obama e Trump - Foto: Chip Somodevilla/Getty Images

Líderes políticos dos Estados Unidos participaram, nesta quinta-feira (9/1), da  cerimônia fúnebre de Jimmy Carter, ex-presidente do país, em Washington. Entre os presentes estavam o presidente eleito, Donald Trump, o atual presidente, Joe Biden, e os ex-presidentes Barack Obama e Bill Clinton.

O carro funerário que transporta o caixão de Jimmy Carter partiu do Capitólio dos EUA em direção à Catedral Nacional.

Trump e Obama se sentaram próximos e, ao longo da cerimônia, conversaram enquanto o democrata observava algo em suas mãos.

Confira:

 

A vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, também compareceu ao evento, acompanhada de seu marido, Doug Emhoff.

De acordo com o jornal The Guardian, o caixão será levado para Plains, Geórgia, cidade onde Jimmy Carter nasceu e viveu. O ex-presidente faleceu em 29 de dezembro, aos 100 anos.

O presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, ordenou um funeral oficial de Estado em homenagem a Carter. Esse tipo de cerimônia especial é reservada para quem já ocupou o cargo de Presidência do país e dura entre 7 a 10 dias, consistindo em três fases. A primeira acontece na região onde o ex-presidente morava.

Na Catedral Nacional, Biden subiu ao pódio e homenageou Carter, descrevendo-o como um “fazendeiro trabalhador que defendeu a conservação e a energia limpa, o presidente que redefiniu o relacionamento com o vice-presidente.”

Quem era Jimmy Carter

Nascido em 1º de outubro de 1924, em Plains, no estado da Geórgia,  Jimmy Carter cresceu em uma família de agricultores. Ele deixou a presidência aos 56 anos.

Após se graduar na Academia Naval dos EUA, em 1946, serviu como oficial da Marinha até 1953, quando retornou à Geórgia para administrar a fazenda de amendoins da família após a morte de seu pai.

A carreira política de Carter começou na Geórgia, onde foi senador estadual de 1963 a 1966, seguido pelo cargo de governador do estado, de 1971 a 1975. Em 1976, Carter foi eleito o 39º presidente dos Estados Unidos, exercendo o mandato de 1977 a 1981.

Durante sua presidência, se destacou por promover os direitos humanos e buscar soluções pacíficas para conflitos internacionais. Entre suas realizações mais importantes estão a mediação dos Acordos de Camp David, entre Egito e Israel, e a assinatura do tratado SALT II com a União Soviética.

O governo de Carter também enfrentou desafios significativos, como a crise dos reféns no Irã e dificuldades econômicas internas, incluindo alta inflação e desemprego.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?