metropoles.com

Fundador da FTX, Sam Bankman-Fried é declarado culpado por fraude

Bankman-Fried foi acusado por fraude eletrônica, fraude de títulos e lavagem de dinheiro depois que FTX entrou em colapso

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael M. Santiago/Getty Images
Sam Bankman-Fried, fundador da FTX, chegando para prestar depoimento em julgamento. Ele é escoltado por seguranças e veste um terno azul escuro com gravata e camisa branca - Metrópoles
1 de 1 Sam Bankman-Fried, fundador da FTX, chegando para prestar depoimento em julgamento. Ele é escoltado por seguranças e veste um terno azul escuro com gravata e camisa branca - Metrópoles - Foto: Michael M. Santiago/Getty Images

Sam Bankman-Fried, que chegou a ser considerado um gênio das criptomoedas, foi declarado culpado, nesta quinta-feira (2/11), por todas as acusações de fraude, associação criminosa e desvio de fundos.

O bilionário Bankman-Fried é um dos fundadores da corretora de criptomoedas FTX, com sede nas Bahamas.

O veredicto foi divulgado na noite desta quinta por um juiz federal em Manhattan, nos Estados Unidos. Foram cinco semanas de julgamento e, agora, o bilionário pode receber pena de até 110 anos de prisão.

Bankman-Fried foi acusado de sete acusações de fraude eletrônica, fraude de títulos e lavagem de dinheiro por enganar clientes da FTX e credores de seu fundo de cobertura afiliado, Alameda Research.

Após o veredicto, Damian Williams, procurador de Nova York, afirmou ele “perpetrou uma das maiores fraudes financeiras da história americana”.

“A indústria de criptomoedas pode ser nova; jogadores como Bankman-Fried podem ser novos”, disse Williams. “Mas este tipo de fraude, este tipo de corrupção, é tão antigo quanto o tempo.” A sentença do bilionário deve ser divulgada em 28 de março.

A FTX tinha um valor de US$ 32 bilhões e chegou a pagar celebridades como Tom Brady, Larry David e Steph Curry para divulgar a plataforma.

Segundo a promotoria, Bankman-Fried usou bilhões de dólares roubados de clientes da FTX para enriquecer, fazer investimentos especulativos e financiar contribuições ilegais para campanhas, com o intuito de alterar a política dos EUA em relação ao mercado de criptomoedas.

A defesa de Bankman-Fried alega que ele não pretendia fraudar ninguém e que o governo estava em busca de alguém para culpar após as falências da FTX e da Alameda.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?