Fronteira será aberta nesta sexta para ajuda humanitária, indica Egito
Na fronteira da Faixa de Gaza com o Egito, em Rafah, caminhões aguardam para levar ajuda humanitária. Israel autorizou passagem de comboio
atualizado
Compartilhar notícia
A fronteira entre a Faixa de Gaza e o Egito deverá ser aberta para a entrada de ajuda humanitária nesta sexta-feira (20/10) pela manhã. A informação é do canal de televisão egípcio AlQahera News, que cita fontes do governo do país.
Nesta quinta-feira (19/10), o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, anunciou que permitirá a entrada de ajuda humanitária na Faixa de Gaza a partir do Egito.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou que o Egito aceitou cooperar e abrir a fronteira, na cidade de Rafah, para a passagem de 20 caminhões. De acordo com o jornal israelense Haaretz, Biden disse que o líder egípcio alertou que suspenderá a medida caso o Hamas confisque os itens dirigidos à população civil.
O território da Faixa de Gaza encontra-se em cerco total desde 9 de outubro. Com a determinação, a população da região lida com escassez de itens de primeira necessidade, como comida, combustível e alimentos.
Na cidade de Rafah, único caminho entre Gaza e Egito, caminhões cheios de mantimentos aguardam há dias para passar.
A medida de liberar a passagem da ajuda humanitária ocorre em meio ao acirramento do conflito. Na manhã desta quinta-feira (19/10), o primeiro-ministro de Israel disse que “será uma longa guerra”.