metropoles.com

Fronteira entre Egito e Gaza pode ser reaberta nesta segunda

Além de estrangeiros, também será permitida a passagem de ajuda humanitária à Faixa de Gaza

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ahmad Hasaballah/Getty Images
Palestinos deslocados de suas casas como resultado de ataques israelenses em 13 de outubro de 2023 na Cidade de Gaza OMS
1 de 1 Palestinos deslocados de suas casas como resultado de ataques israelenses em 13 de outubro de 2023 na Cidade de Gaza OMS - Foto: Ahmad Hasaballah/Getty Images

A passagem de Rafah, cidade que fica na fronteira do Egito com a Faixa de Gaza, abrirá na segunda-feira (16/10), às 9 horas da manhã, no horário local.

A informação foi divulgada pelo representante da Embaixada Palestina na fronteira de Rafah, Kamel Khatib, à NBC News, na noite deste domingo (15/10). 

De acordo com a autoridade, serão liberadas a saída de estrangeiros do local e a entrada de ajuda humanitária para o moradores da região.

A decisão pode afetar os brasileiros que aguardam serem repatriados pelo governo federal desde o começo da semana.

Essa não é a primeira vez que representantes palestinos anunciam a possibilidade de estrangeiros cruzarem a fronteira para o Egito. A passagem está fechada pelo governo egípcio por questão de segurança e controle da entrada de refugiados.

Na noite do domingo (15/10), o porta-voz do Exército de Israel, Jonathan Conricus, disse que ainda não é possível afirmar a veracidade dos relatos de que a passagem de Rafah seria aberta a estrangeiros. A afirmação foi dita durante a coletiva de imprensa internacional.

“Ainda não posso confirmar que essas afirmações são verdadeiras. Antes de ontem tentamos coordenar a saída [dessas pessoas] de Gaza… Mas o Hamas se recusou a abrir os portões. O Hamas não quer que as pessoas evacuem do norte de Gaza”, respondeu Conricus aos questionamentos.

Durante a coletiva, Conricus ainda afirmou que o Hamas têm mirado civis israelenses, e que eles tem falsificado informações e inúmeros sobre o caso. Também reiterou que Israel não mirou civis.

Quanto ao caso da passagem de Rafah, o Metrópoles tenta contato com o Itamaraty desde a publicação da matéria, mas ainda não obteve retorno.

Neste domingo (15/10), aumentou para 32 o número de brasileiros que estão na Faixa de Gaza que aguardam as tratativas diplomáticas entre Egito, Israel e Brasil. Até então, o grupo somava 28 pessoas.

Eles serão transportados ao Brasil por meio da aeronave da Presidência da República, o avião VC-2, que tem capacidade para até 40 passageiros.

Esses brasileiros estão nas cidades de Rafah e Khan Yunis, na Faixa de Gaza. Do grupo, a maioria são mulheres e crianças, e seis são homens.

Esforço diplomático

Esse resultado ocorre após os inúmeros pedidos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que, entre sexta-feira (13/10) e sábado (14/10), negociou diretamente com os presidentes de Israel, Isaac Herzogdo Egito, Abdul Fatah al-Sisi, e da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas.

Neste domingo (15/10), os esforços parecem ter tido resultado. O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, havia afirmado que ficou acordado que a passagem de Rafah será reaberta, após reunião com o presidente egípcio, Abdel Fattah el-Sisi, no Cairo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?