Fronteira entre Egito e Gaza será reaberta, diz secretário dos EUA
Antony Blinken encontrou o presidente do Egito, Abdel Fattah el-Sisi, neste domingo (15/10), para pedir a reabertura da passagem de Rafah
atualizado
Compartilhar notícia
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, se reuniu neste domingo (15/10) com o presidente egípcio, Abdel Fattah el-Sisi, no Cairo. De acordo com o americano, ficou acordado que a passagem de Rafah será reaberta.
A data da reabertura da fronteira entre Egito e a Faixa de Gaza não foi anunciada. A passagem de Rafah é a única saída por terra da região. Por lá devem passar estrangeiros, inclusive brasileiros, em direção ao Egito.
No sentido contrário, seguirão centenas de toneladas de ajuda de vários países que aguardam na península egípcia do Sinai para seguir viagem em segurança e chegar aos cidadãos que vivem na região denominada pelo grupo extremista Hamas.
Esforços diplomáticos com o Egito
Os EUA informaram que trabalham com Egito, Israel e as Nações Unidas para obter assistência através da fronteira controlada pelo país africano.
“Nós implementamos, o Egito implementou muito apoio material para as pessoas em Gaza, e Rafah será reaberta”, disse Blinken a repórteres no Cairo.
“Estamos a implementar – com as Nações Unidas, com o Egito, com Israel, com outros – o mecanismo para obter a assistência e levá-la às pessoas que dela necessitam”, acrescentou.