metropoles.com

Frio intenso faz iguanas caírem de árvores na Flórida; entenda

Onda gelada provoca queda de temperaturas na maior parte do país. Na Flórida, iguanas caem de árvores e assustam turistas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Bruce Bennett/Getty Images
répteis verdes em floresta
1 de 1 répteis verdes em floresta - Foto: Bruce Bennett/Getty Images

A onda de frio que toma conta dos Estados Unidos (EUA) desde a última semana provocou um fenômeno intrigante em Miami, na Flórida. A queda dos termômetros na região tem afetado não apenas os humanos, mas também outros animais — em especial, as iguanas, que ficam imobilizadas com a baixa temperatura e caem de árvores.

Moradores da Flórida, conhecida pelo clima mais tropical em função da localização geográfica, também têm sentido as consequências da onda de frio vinda da Sibéria. A temperatura mínima em Miami no dia de Natal foi de 6ºC, e a máxima, de 8 ºC — cenário bastante atípico para o local apelidado de “estado ensolarado”.

“Estava frio ontem… e acontece que quebramos alguns recordes!”, informou o Serviço Nacional de Meteorologia no sul da Flórida em sua conta oficial no Twitter. “Foi o Natal mais frio já registrado em nossas estações meteorológicas.”

No caso das iguanas, a queda dos termômetros provoca uma espécie de “paralisia temporária”. Os animais de sangue frio ficam imobilizados pelas baixas temperaturas, e o estado catatônico faz com que os répteis, que estão dormindo nas árvores, percam o controle e caiam no chão.

Apesar da queda, elas permanecem paralisadas, mas vivas. Além da espécie, tartarugas marinhas, cobras e outros répteis sofrem atordoamento pelo frio durante a geada.

Em  dias mais gelados, é comum que o Serviço Nacional de Meteorologia de Miami emita alertas para o surgimento das falling iguanas (iguanas que caem, em tradução livre), para alertar a população sobre o fenômeno.

Este ano, a Comissão de Pesca e Vida Selvagem da Flórida emitiu um alerta em sua conta no Twitter:

“Com temperaturas mais baixas neste fim de semana de feriado, você pode ver iguanas verdes não nativas em estado de torpor, perdendo temporariamente todo o controle muscular. Você pode até vê-las cair de árvores”, escreveu o órgão público na rede social.

“Aconteça o que acontecer, não traga iguanas verdes selvagens para sua casa ou carro para aquecê-las! Eles podem se recuperar mais rápido do que você pensa e ficar na defensiva, usando suas longas caudas e dentes e garras afiadas”, finaliza o alerta.

Fenômeno natural

tempestade de inverno mais rigorosa em décadas nos Estados Unidos (EUA) e Canadá causou ao menos 57 mortes, das quais 27 ocorreram no estado de Nova York, segundo atualização das autoridades norte-americanas, na noite dessa segunda-feira (26/12).

Diante do fenômeno definido como “tempestade do século”, forças de segurança consideram a possibilidade de o número de vítimas aumentar, pois o fenômeno deve perdurar pelas próximas semanas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?