Frio intenso faz iguanas caírem de árvores na Flórida; entenda
Onda gelada provoca queda de temperaturas na maior parte do país. Na Flórida, iguanas caem de árvores e assustam turistas
atualizado
Compartilhar notícia
A onda de frio que toma conta dos Estados Unidos (EUA) desde a última semana provocou um fenômeno intrigante em Miami, na Flórida. A queda dos termômetros na região tem afetado não apenas os humanos, mas também outros animais — em especial, as iguanas, que ficam imobilizadas com a baixa temperatura e caem de árvores.
Moradores da Flórida, conhecida pelo clima mais tropical em função da localização geográfica, também têm sentido as consequências da onda de frio vinda da Sibéria. A temperatura mínima em Miami no dia de Natal foi de 6ºC, e a máxima, de 8 ºC — cenário bastante atípico para o local apelidado de “estado ensolarado”.
“Estava frio ontem… e acontece que quebramos alguns recordes!”, informou o Serviço Nacional de Meteorologia no sul da Flórida em sua conta oficial no Twitter. “Foi o Natal mais frio já registrado em nossas estações meteorológicas.”
No caso das iguanas, a queda dos termômetros provoca uma espécie de “paralisia temporária”. Os animais de sangue frio ficam imobilizados pelas baixas temperaturas, e o estado catatônico faz com que os répteis, que estão dormindo nas árvores, percam o controle e caiam no chão.
Apesar da queda, elas permanecem paralisadas, mas vivas. Além da espécie, tartarugas marinhas, cobras e outros répteis sofrem atordoamento pelo frio durante a geada.
Em dias mais gelados, é comum que o Serviço Nacional de Meteorologia de Miami emita alertas para o surgimento das falling iguanas (iguanas que caem, em tradução livre), para alertar a população sobre o fenômeno.
Este ano, a Comissão de Pesca e Vida Selvagem da Flórida emitiu um alerta em sua conta no Twitter:
In the words of our friends @OKWildlifeDept:
YOU are cold.
They are cold-blooded reptiles that go into TEMPORARY paralysis during this cold weather phenomenon. Do not let inside. pic.twitter.com/dbJkA8yviw
— MyFWC (@MyFWC) December 22, 2022
“Com temperaturas mais baixas neste fim de semana de feriado, você pode ver iguanas verdes não nativas em estado de torpor, perdendo temporariamente todo o controle muscular. Você pode até vê-las cair de árvores”, escreveu o órgão público na rede social.
“Aconteça o que acontecer, não traga iguanas verdes selvagens para sua casa ou carro para aquecê-las! Eles podem se recuperar mais rápido do que você pensa e ficar na defensiva, usando suas longas caudas e dentes e garras afiadas”, finaliza o alerta.
Fenômeno natural
A tempestade de inverno mais rigorosa em décadas nos Estados Unidos (EUA) e Canadá causou ao menos 57 mortes, das quais 27 ocorreram no estado de Nova York, segundo atualização das autoridades norte-americanas, na noite dessa segunda-feira (26/12).
Diante do fenômeno definido como “tempestade do século”, forças de segurança consideram a possibilidade de o número de vítimas aumentar, pois o fenômeno deve perdurar pelas próximas semanas.