metropoles.com

França registra novas manifestações contra a reforma da previdência

O presidente da França aumentou a idade mínima para se aposentar de 62 para 64 anos sem antes votar a reforma da previdência no Congresso

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images/Gamma Rapho
Foto colorida de uma manifestação na França - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de uma manifestação na França - Metrópoles - Foto: Getty Images/Gamma Rapho

Milhares de pessoas voltaram às ruas da França, neste domingo (19/3), para protestar contra a reforma da previdência proposta pelo governo sem antes passar por uma votação na Assembleia Nacional francesa.

A nova onda de manifestações acontece um dia antes do Parlamento francês votar uma moção de censura contra o governo.

Na última quinta-feira (16/3), o presidente Emmanuel Macron, por meio da primeira-ministra Elisabeth Borne, acionou um dispositivo da Constituição francesa que lhe permite aprovar o aumento da idade mínima da aposentadoria na França sem que a proposta seja votada pelos deputados.

Depois que milhares de manifestantes passaram a ocupar as ruas francesas contra o aumento da idade mínima da aposentadoria de 62 para 64 anos, a polícia determinou, nesse sábado (18/3), o fechamento da Place de la Concorde, em frente ao Parlamento.

A praça no centro de Paris foi o cenário de duas noites sucessivas de manifestações que terminaram em confrontos entre os manifestantes e a polícia francesa.

Neste domingo (19/3), o presidente do partido de direita Os Republicanos anunciou que não irá votar a moção de censura nesta segunda-feira (20/3) após o seu escritório ser apedrejado.

“Ontem à noite minha permanência foi apedrejada. Os bandidos que fizeram isso querem usar a violência para pressionar meu voto na segunda. Jamais cederei aos novos Discípulos do Terror”, escreveu o político em sua conta no Twitter.

Os deputados da oposição apresentaram duas moções de censura que deverão ser discutidas no Parlamento a partir desta segunda. Caso uma delas seja aprovada, o decreto presidencial deverá ser anulado e iria obrigar a renúncia da primeira-ministra.

Onda de manifestações

Nesse sábado, mais de 80 pessoas foram detidas em um protesto que reuniu aproximadamente quatro mil manifestantes nas ruas de Paris. Durante a caminhada, latas de lixo foram incendiadas e pontos de ônibus foram depredados.

Na cidade de Lyon, outras 15 pessoas foram presas depois que a polícia alegou que “grupos de indivíduos violentos” provocaram confrontos durante uma manifestação.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?