metropoles.com

França apoia pedido de prisão do Tribunal de Haia contra Netanyahu

Governo da França se posicionou de forma favorável a pedido de prisão contra Netanyahu e líderes do Hamas, acusados de crimes de guerra

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Antoine Gyori/ Corbis via Getty Images
Imagem colorida mostra Benjamin Netanyahu e Emmanuel Macron apertando as mãos durante encontro em Paris - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Benjamin Netanyahu e Emmanuel Macron apertando as mãos durante encontro em Paris - Metrópoles - Foto: Antoine Gyori/ Corbis via Getty Images

O governo da França se posicionou a favor do pedido de prisão do procurador-chefe de Tribunal Penal Internacional contra o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, o ministro da Defesa israelense, Yoav Gallant, e três líderes do Hamas. A decisão foi publicada pelo Ministério das Relações Exteriores do país nessa segunda-feira (20/5).

“A França apoia o Tribunal Penal Internacional, a sua independência e a luta contra a impunidade em todas as situações”, disse um trecho da nota divulgada pela chancelaria francesa.

“A França está empenhada na procura de uma solução política duradoura na região, a única que possa restaurar um horizonte de paz e pôr fim ao sofrimento tanto de israelitas como de palestinianos”, concluiu o texto.

Com o posicionamento, a França vai de encontro a declarações de outros países aliados a Israel, que condenaram o pedido de prisão contra Netanyahu e seu ministro da Defesa.

Horas após a decisão ser divulgada pelo Tribunal de Haia, o governo dos Estados Unidos rejeitou o pedido de prisão contra o premiê de Israel e chamou de “vergonhoso” o procurador da Corte por igualar autoridades israelenses a membros do Hamas.

O presidente Joe Biden, em comunicado divulgado pela Casa Branca, chamou o pedido de “vergonhoso” e reiterou o apoio dos EUA a Israel.

A Alemanha foi outro país a se posicionar de forma contrária ao pedido e afirmou que a Corte Internacional “criou a impressão incorreta de uma equivalência” entre as duas partes em conflito.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?