França passa a distribuir preservativos gratuitamente para jovens
A medida entrou em vigor no último domingo (1°/1). Jovens de até 25 anos podem conseguir preservativos gratuitamente em farmácias
atualizado
Compartilhar notícia
A lei que autoriza a distribuição gratuita de preservativos para jovens de até 25 anos na França entrou em vigor no último domingo (1º/1). Segundo o Ministério da Saúde francês, a medida visa aumentar a prevenção das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e HIV.
Os jovens franceses podem conseguir as camisinhas sem receita nas farmácias do país. O ministério também afirma que maiores de 26 anos podem receber a prescrição de preservativos de médicos ou parteiras, com reembolso de 60% pelo Seguro de Saúde.
Além disso, o país flexibiliza o acesso de anticoncepcionais para mulheres de todas as faixas etárias. Antes, apenas menores de idade conseguiam receber gratuitamente a pílula do dia seguinte sem receita médica.
Para o presidente da França Emmanuel Macron, a saúde sexual da população jovem no país é um “problema real”.
A medida é adotada em vários países. No Brasil, os preservativos são distribuídos gratuitamente para toda a população desde 1994, através do Sistema Único de Saúde (SUS).
Um levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostra que, todos os dias, são contabilizados no mundo mais de 1 milhão de casos de ISTs curáveis entre pessoas de 15 a 49 anos. Na França, o núemero cresceu cerca de 30% de 2020 a 2021.