Compartilhar notícia
São Paulo – A França confirmou o primeiro caso no país da variante do coronavírus identificada recentemente no Reino Unido. Segundo o Ministério da Saúde, o homem infectado, um cidadão francês que chegou de Londres em 19 de dezembro, está assintomático e em quarentena.
Após ter chegado “de Londres em 19 de dezembro (…), ele recebeu atendimento médico em um hospital e no dia 21 testou positivo”, disse o governo, assegurando que se trata do “primeiro contagiado pela variante VOC 202012/01”, em território francês.
Segundo o previsto no protocolo implantado após a descoberta da nova cepa no Reino Unido, possivelmente mais contagiosa, foi solicitado um “sequenciamento” do vírus que contagiou o cidadão francês ao Centro Nacional de Referência de Vírus e Infecções Respiratórias (CNR).
“As autoridades sanitárias procederam ao ‘contact-tracing’ [rastreamento de contatos] dos profissionais de saúde que cuidaram do paciente e das pessoas com as quais teve contato para que façam um isolamento estrito”, acrescentou em comunicado.
Outros países também registraram casos da nova variante. Na sexta-feira (25/12), o Japão confirmou cinco infecções em passageiros que chegaram todos do Reino Unido, enquanto casos na Dinamarca, Austrália e Holanda foram registrados anteriormente.
A nova variante detectada pela primeira vez na Inglaterra em setembro estaria por trás do forte aumento no número de infecções por Covid-19 nas últimas semanas em Londres, no leste e no sudeste da Inglaterra.
Cerca de dois terços das pessoas que testaram positivo nessas áreas podem ter contraído a nova variante, estimou o Escritório de Estatísticas Nacionais (ONS, na sigla em inglês) do Reino Unido