metropoles.com

Regime do Níger acusa França de intervenção para desestabilizar o país

Militares do Níger acusam a França de violar seu espaço aéreo com o objetivo de desestabilizar o país e libertar “terroristas”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Anadolu Agency/Getty Images
Imagem colorida mostra porta-voz do novo regime do Níger durante pronunciamento - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra porta-voz do novo regime do Níger durante pronunciamento - Metrópoles - Foto: Anadolu Agency/Getty Images

A crise diplomática entre Níger e França ganhou mais um capítulo nesta quarta-feira (9/8). A junta militar que derrubou o presidente Mohamed Bazoum no fim de julho acusou os franceses de violarem seu espaço aéreo e de atacarem um acampamento militar com o objetivo de libertar “terroristas”.

“O que estamos vendo é um plano para desestabilizar nosso país”, disse o porta-voz do novo regime, Amadou Abdramane, em um comunicado em vídeo. O militar, no entanto, não forneceu provas da possível ação francesa.

No último domingo (6/8), militares que tomaram o poder no país localizado na faixa do Sahel anunciaram o fechamento do espaço aéreo alegando “ameaça militar”. O movimento aconteceu depois que a Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (Cedeao) ameaçou intervir militarmente para restaurar a democracia no Níger.

Esta não é a primeira vez que o novo regime do Níger acusa a França de violar seu espaço aéreo. Em ambos os casos, Paris rejeitou as alegações.

A nova acusação da junta militar acontece um dia antes de uma importante reunião sobre a situação no país. Após adiar uma possível intervenção no Níger, a Cedeao marcou uma cúpula na Nigéria que será realizada nesta quinta-feira (10/8), com o objetivo de discutir possíveis ações contra o novo golpe militar na África Ocidental.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?