França descobre paciente com coronavírus em dezembro, antes do 1º registro
O homem foi hospitalizado em 27/12 e novos testes identificaram o vírus; descoberta pode mudar o que se sabe sobre a disseminação da doença
atualizado
Compartilhar notícia
Um estudo realizado por cientistas franceses descobriu que um homem foi infectado pelo novo coronavírus no país em 27 de dezembro, quase um mês antes de a França confirmar o primeiro caso. As informações são do jornal O Globo.
Foram testadas 24 amostras de pacientes tratados em dezembro e em janeiro que tiveram resultado negativo para gripe antes que a Covid-19 se transformasse em pandemia. Durante as pesquisas, descobriram que um dos pacientes — um homem de 42 anos, nascido na Argélia e que trabalhava como peixeiro — estava infectado com a doença.
A doença foi relatada pela primeira vez pelas autoridades chinesas em 31 de dezembro. Não se tinha conhecimento de que ela tivesse chegado à Europa antes de janeiro.
“É possível que haja mais casos iniciais”, afirmou o porta voz da Organização Mundial da Saúde (OMS), Christian Lindmeier, em entrevista à ONU. Ele pediu para outros países verificarem casos do fim de 2019, porque isso dará uma “imagem nova e mais clara” do surto.
Os pesquisadores afirmaram que a ausência de um vínculo com a China e a falta de viagens recentes “sugerem que a doença já estava se espalhando entre a população francesa no fim de 2019”.