metropoles.com

França aproveita instabilidade na Síria para atacar o Estado Islâmico

Depois dos EUA, França também anunciou ter realizado bombardeios contra o território da Síria visando instalações do Estado Islâmico

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Idrees Abbas/SOPA Images/LightRocket via Getty Images
Imagem colorida mostra homens pró-Estado Islâmico segurando bandeira do grupo terrorista - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra homens pró-Estado Islâmico segurando bandeira do grupo terrorista - Metrópoles - Foto: Idrees Abbas/SOPA Images/LightRocket via Getty Images

O governo na França anunciou ter realizado ataques contra posições do Estado Islâmico (ISIS) na Síria, em meio a instabilidade que cerca o país desde o colapso do regime de Bashar al-Assad. A informação foi confirmada nesta terça-feira (31/12) pelo ministro das Forças Armadas francês, Sébastien Lecornu.

Segundo Lecornu, os bombardeios aconteceram no último domingo (29/12), e fazem parte da operação Inherent Resolve, da coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos que atua contra o ISIS desde 2014 na região da Síria e Iraque. 

 

“No domingo, meios aéreos franceses realizaram ataques direcionados contra locais do Daesh [Estado Islâmico] em solo sírio”, escreveu o ministro francês em uma publicação no X.

A França é o segundo país a revelar ataques contra o território sírio desde que o Hayat Tahrir al-Sham (HTS) e outros grupos rebeldes do país, sob a liderança de Abu Mohammed Al-Jolani, derrubaram o ex-presidente Bashar al-Assad.

Com o fim da dinastia Assad na Síria, os EUA iniciaram uma série de bombardeios contra posições do ISIS no país, com o objetivo de impedir que o grupo extremista volte a ganha força.

Apesar de ter perdido seu último território na Síria em 2019, após ser derrotado pela coalização internacional liderada pelos EUA, o Estado Islâmico continuou realizando ataques esporádicos no país.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?