Fotos: público aguarda chegada de cortejo da rainha Elizabeth a Westminster
Palácio de Westminster, sede do Parlamento britânico, será ponto final do cortejo fúnebre da rainha Elizabeth II
atualizado
Compartilhar notícia
Londres — Por volta das 7h (horário de Brasília), o público começou a chegar aos arredores do Palácio de Westminster, para acompanhar a chegada do caixão da rainha Elizabeth II ao destino final do cortejo fúnebre, nesta quarta-feira (14/9).
A urna com o corpo da monarca tem previsão de sair do Palácio de Buckingham às 10h22 (14h22, no horário de Londres) e chegar ao de Westminster — onde fica o Parlamento britânico — às 11h.
Confira em imagens:
As ruas em torno de Westminster e do Big Ben, famoso cartã0-postal londrino, permanecem bloqueadas, mas o fluxo de pedestres segue intenso. Até o momento, não há lotação, conflitos ou dificuldades de acesso pelo trânsito, mas o policiamento permanece rígido.
Para esperar, o público se acomoda nas ruas com cadeiras portáteis, câmeras fotográficas e bolsas térmicas com alimentos.
Veja a movimentação nas ruas perto do Palácio de Westminster:
Trajeto
O fim da Avenida Horse Guards, na área de Whitehall, encontra-se fechada para acesso de pedestres. O local é um dos pontos para acompanhar o cortejo do caixão real. O caixão com o corpo da monarca ficará no Salão de Westminster por quatro dias. No período, haverá a Operação Marquee.
A região será vigiada 24 horas por soldados do palácio. O Arcebispo de Canterbury conduzirá uma rápida celebração após a chegada em Westminster.
Nesta quarta-feira (14/9), o cortejo passará por locais importantes do centro de Londres, como Queen’s Gardens, The Mall, Horse Guards e Horse Guards Arch, Whitehall, Parliament Street, Parliament Square e New Palace Yard.
O caixão será adornado com a Coroa do Estado Imperial e transportado em uma carruagem da Tropa Real de Artilharia do Rei.