Fóssil raro de dinossauro, de 166 milhões de anos, é descoberto na Escócia
O achado ocorreu acidentalmente por pesquisadores que estavam na Ilha de Eigg
atualizado
Compartilhar notícia
Pesquisadores encontraram um fóssil de dinossauro datado de 166 milhões de anos na Ilha de Eigg, na Escócia. A descoberta foi feita pela Dra. Elsa Panciroli de forma acidental. Ela corria ao longo da costa da ilha quando, ao retornar para procurar a equipe, se deparou com uma rocha diferente.
Ao analisar a estrutura do solo, certificou-se de que havia um fóssil de um membro de dinossauro no local. De acordo com o site Aventuras na História, o osso tem pouco mais de meio metro de comprimento. Ele pertencia a um membro posterior de um estegossauro.
Para Elsa, a descoberta é rara, já que esta é a primeira vez que se acha um fóssil de dinossauro na região. “Globalmente, os fósseis do Jurássico Médio são raros e até agora os únicos fósseis de dinossauros encontrados na Escócia estavam na Ilha de Skye”, diz.
O achado foi levado a uma equipe de paleontólogos, que revelaram a idade dele. “Esse osso tem 166 milhões de anos e nos fornece evidências de que os estegossauros viviam na Escócia nessa época”, celebra Elsa.
A espécie de dinossauro analisada, um estegossauro, possuía placas triangulares ao longo de sua espinha e tinha uma cauda pontiaguda. O osso encontrado pertence, agora, aos Museus Nacionais da Escócia, localizados em Edimburgo.