Forças dos EUA lançam ataque a mísseis de rebeldes Houthi no Iêmen
Segundo as forças de segurança dos EUA, os mísseis representavam uma “ameaça iminente” aos navios da Marinha americana e mercantes
atualizado
Compartilhar notícia
Militares dos Estados Unidos anunciaram, neste sábado (3/2), um ataque contra seis mísseis dos rebeldes Houthi, apoiados pelo Irã, no Iêmen.
De acordo com um comunicado divulgado nas redes sociais pelo Comando Central dos EUA, os alvos eram equipamentos preparados para serem lançados contra navios no Mar Vermelho.
O órgão argumentou que o ataque ocorreu em “legítima defesa”, pois os mísseis representavam “ameaça iminente” aos navios da Marinha americana e embarcações mercantes.
“As forças dos EUA identificaram os mísseis em áreas do Iêmen controladas pelos Houthi e consideraram que eles representavam uma ameaça iminente aos navios da Marinha dos EUA e aos navios mercantes na região”, ressalta o comunicado.
“Esta ação protegerá a liberdade de navegação e tornará as águas internacionais mais seguras e protegidas”, afirmaram as forças de segurança.
Na última quinta-feira (1º/2), outra ação dos militares americanos derrubou 10 drones de ataque e uma estação de controle terrestre do grupo rebelde.
Tráfego marítimo sob risco
Os Houthis, que controlam grande parte do Iêmen, multiplicaram as ações em dezembro e janeiro contra navios que consideram vinculados a Israel no Mar Vermelho.
Os ataques, realizados em solidariedade com os habitantes de Gaza, perturbam o tráfego marítimo nessa região fundamental para o comércio global.