metropoles.com

Forças dos EUA derrubam 10 drones dos rebeldes Houthi no Iêmen

Além dos drones, forças militares dos EUA atacaram uma estação de controle terrestre supostamente dos houthi

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Mohammed Hamoud/Getty Images
Drone e míssil dos Houthi, que são alvo dos EUA e da Grã-Bretanha
1 de 1 Drone e míssil dos Houthi, que são alvo dos EUA e da Grã-Bretanha - Foto: Mohammed Hamoud/Getty Images

Forças militares dos EUA derrubaram 10 drones de ataque e uma estação de controle terrestre, que supostamente pertenciam aos rebeldes houthi. A ação contra o grupo apoiado pelo Irã aconteceu no Iêmen.

Os ataques foram confirmados na manhã desta quinta-feira (1º/2). De acordo com a mensagem dos militares, os alvos “representavam uma ameaça iminente aos navios mercantes e aos navios da Marinha dos EUA na região”.

Veja:

Antes, os militares afirmaram que o porta-aviões USS Carney havia destruído um míssil disparado pelos houthis e três drones iranianos. Na quarta-feira (31/1), um míssil terra-ar também acabou abatido.

Os rebeldes houthis, que controlam grande parte do Iêmen, multiplicaram os ataques em dezembro e janeiro contra navios que consideram vinculados a Israel no Mar Vermelho. Os ataques, realizados em solidariedade com os habitantes de Gaza, perturbam o tráfego marítimo nessa região fundamental para o comércio global.

Resposta dos EUA e da Grã-Bretanha

As forças dos EUA e da Grã-Bretanha responderam atacando os houthis, que desde então declararam os interesses dos EUA e da Grã-Bretanha como alvos legítimos.

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, reuniu-se com o seu homólogo britânico, o secretário da Defesa Grant Shapps, para discutir a situação no Mar Vermelho e a “ação internacional para responsabilizar os houthis pelos seus ataques ilegais e imprudentes a navios no Mar Vermelho e no Golfo de Aden”.

Os EUA criaram uma força-tarefa naval multinacional para ajudar a proteger o transporte marítimo do Mar Vermelho dos repetidos ataques dos houthis às movimentadas vias navegáveis, que transportam até 12% do comércio global.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?