Força Aérea dos EUA diz que balões chineses sobrevoaram Oriente Médio
O general Alexus Grynkewich afirmou que balões chineses de alta atitude também teriam sobrevoado o Oriente Médio e Afeganistão
atualizado
Compartilhar notícia
A Força Aérea dos Estados Unidos afirmou nesta segunda-feira (13/2) que balões chineses sobrevoaram o espaço aéreo do Afeganistão e países do Oriente Médio. A acusação é mais um capítulo da “crise dos OVNI’s” protagonizada pelos EUA e China.
Nas últimas semanas os governos norte-americano e do Canadá abateram três balões de alta altitude. Um deles era comprovadamente chinês, mas Pequim negou se tratar de um dispositivo de espionagem e afirmou que o objeto era na verdade um dirigível civil. Ainda nesta segunda, o governo chinês afirmou que, desde janeiro de 2022, mais de 10 balões dos EUA entraram em seu espaço aéreo sem permissão.
Em nova alfinetada, o general da Força Aérea dos EUA, Alexus Grynkewich, disse nesta segunda, em evento organizado pela Center for a New American Security (CNAS), que balões chineses também teriam sobrevoado países do Oriente Médio e o Afeganistão.
“Balões estratosféricos (chineses) de alta altitude transitaram pela região. Eles não rondaram as bases norte-americanas ou representaram qualquer ameaça às nossas forças”, disse Grynkewich.
Segundo o general, alguns incidentes com balões já chamavam a atenção do governo dos EUA desde o ano passado. Ele citou um caso em que um balão sobrevoou a água do mar e as aeronaves da Força Aérea dos EUA não conseguiram se aproximar para identificar se se tratava realmente de um aparato de espionagem ou era apenas destinado a fins meteorológicos.
Instabilidade diplomática
A aparição do primeiro balão de alta altitude nos EUA resultou em uma crise diplomática entre o governo americano e China, após escalada no clima de tensão entre os dois países. Diante do incidente, o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, decidiu cancelar uma viagem marcada para Pequim.
Segundo autoridades, quatro dispositivos semelhantes ao balão derrubado por Washington em 4 de fevereiro foram avistados nos últimos três dias. São eles:
- O objeto do tamanho de um carro, encontrado na sexta-feira (10/2) e abatido enquanto voava sobre o Alasca;
- No sábado (11/2), um objeto cilíndrico foi derrubado sobre o Canadá;
- Outro objeto em forma octagonal foi abatido, nesse domingo (12/2), em um lago na fronteira entre EUA e Canadá;
- Também nesse domingo, a China disse ter encontrado um OVNI na região da costa Leste.
O Pentágono trabalha com a informação de que os objetos voadores sejam versões menores do balão chinês derrubado na Carolina do Sul, em 4 de fevereiro.
Além dos quatro artefatos destruídos, há a suspeita de que outros objetos voadores estejam circulando pelo continente. Integrantes do governo dos EUA afirmaram que há indícios de que um balão espião chinês teria sido avistado na América Latina e que, provavelmente, um terceiro está operando em algum outro lugar.