metropoles.com

Fome mantém patamar alto e atinge 733 milhões de pessoas no mundo

Relatório da ONU aponta que o mundo não conseguiu reverter a tendência de alta pós-pandemia e milhões ainda passam fome

atualizado

Compartilhar notícia

Andrew Lichtenstein/Corbis via Getty Images
Fome no mundo - Metrópoles
1 de 1 Fome no mundo - Metrópoles - Foto: Andrew Lichtenstein/Corbis via Getty Images

O relatório O Estado da Segurança Alimentar e da Nutrição no Mundo (Sofi, na sigla em inglês), publicado nesta quarta-feira (24/7), estima que, em 2023, entre 713 milhões e 757 milhões de pessoas passaram fome, uma média de 733 milhões. O número corresponde a uma a cada 11 pessoas no mundo.

Os dados indicam que a alta na quantidade de pessoas passando fome se mantém após a pandemia de Covid-19. Desde 2019, a média vem crescendo, passando de 581,3 milhões, na pré-pandemia, para 733 milhões, no estudo deste ano.

O relatório é elaborado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), em conjunto com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (WFP) e a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Os dados foram divulgados às margens da reunião ministerial para estabelecer uma Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, no Rio de Janeiro.

A África é a região que apresenta os piores índices, com 20,4% da população passando fome. Na Ásia, a porcentagem é de 8,1%.

Já a América Latina e Caribe tiveram uma melhora, com 6,2% da população em situação de insegurança alimentar grave. Na Oceania, o percentual é de 7,3%.

As organizações alertam que o mundo tem falhado em alcançar a meta de zerar a fome até 2030, conforme os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Caso o cenário se mantenha, o número de pessoas cronicamente subnutridas pode chegar a 582 milhões em 2030.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?