Foguetes atingem áreas de embaixada e base dos EUA no Iraque
Forças Armadas do Iraque confirmaram que três explosões foram registradas na noite deste sábado (04/01/2020)
atualizado
Compartilhar notícia
As Forças Armadas do Iraque confirmaram que três explosões foram registradas na noite deste sábado (04/01/2020) na capital do país, Bagdá, e em uma cidade vizinha. Entre as áreas atingidas pelos foguetes está a Zona Verde, área em que ficam as embaixadas, incluindo a dos Estados Unidos, e uma base aérea em Balad, em que ficam forças estadunidenses.
O terceiro alvo foi uma casa no bairro de Jadrya – nesse caso, cinco pessoas ficaram feridas, segundo a agência de notícias Reuters. Não há registro de mortes.
No Iraque, neste sábado, milhares estão na rua para velar o general iraniano Qassim Suleimani, morto em um ataque executado pelos Estados Unidos na última quinta-feira (02/01/2020). Um dos destinos do cortejo de protesto foi, aliás, a Zona Verde.
O assassinato de Suleimani marca uma escalada no conflito que se arrasta desde que o presidente dos EUA, Donald Trump, assumiu e tomou medidas como a retirada do país do acordo nuclear de 2015 e a instituição de sanções econômicas ao Irã.
Depois de o Pentágono confirmar a autoria do ataque que matou Suleimani, o líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, e o presidente iraniano, Hassan Rouhani, prometeram “vingança severa”.