metropoles.com

Vídeo: foguete da SpaceX, de Elon Musk, explode logo após lançamento

Starship, da SpaceX, é considerado o maior foguete já criado no mundo. A aeronave não conseguiu chegar à órbita terrestre

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Imagem do foguete Starship, da SpaceX, decolando, em meio a uma nuvem de fumaça - Metrópoles
1 de 1 Imagem do foguete Starship, da SpaceX, decolando, em meio a uma nuvem de fumaça - Metrópoles - Foto: Reprodução

O Starship, o foguete mais poderoso já criado no mundo, explodiu antes de completar sua missão de entrar na órbita da Terra. A espaçonave decolou na manhã desta quinta-feira (20/4), em Boca Chica, no Texas (EUA).

O lançamento ocorreu às 10h28, horário de Brasília. Quase quatro minutos depois, a equipe responsável registrou o acidente no ar. Nenhum tripulante estava a bordo.

A SpaceX, criadora da tecnologia, informou que a falha foi provocada por dois compartimentos do veículo que não conseguiram se dividir conforme esperado.

Assista ao momento da explosão:

A decolagem estava programada para segunda-feira (17/4), mas o fundador da SpaceX, o empresário Elon Musk, informou que uma das válvulas de pressão do foguete parecia estar congelada, o que resultou no adiamento do lançamento.

Acompanhe a transmissão completa do lançamento:

Missão para testar espaçonave

Antes de o acidente acontecer, a missão estava prevista para durar 150 minutos. O principal objetivo dos engenheiros por trás da criação era observar o comportamento da espaçonave, enquanto, depois de decolar, ela permanecesse em órbita ao redor do planeta Terra.

A tecnologia foi escolhida pela Nasa para levar astronautas à Lua em 2025, pela primeira vez desde o fim do programa Apollo, em 1972.

Apesar da falha no teste, a SpaceX se pronunciou de forma otimista no Twitter. “Com um teste como este, o sucesso vem do que aprendemos, e o teste de hoje nos ajudará a melhorar a confiabilidade da Starship”, escreveu.

O Starship é um foguete composto por uma cápsula reutilizável de cerca de 50 metros de altura, que transporta equipamentos e carga, e o propulsor de foguete Super Heavy de primeiro estágio, com cerca de 70 metros. Ele é considerado mais completo do que o Space Launch System (SLS), a tecnologia desenvolvida pela própria Nasa para uma viagem à Lua em novembro de 2024.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?