Flórida espera furacão Milton menos de 15 dias da devastação do Helene
Os metereologistas e autoridades dos Estados Unidos temem que a tempestade, hoje na categoria 4, atinja a costa de Tampa, Flórida
atualizado
Compartilhar notícia
O furacão Milton atinge neste momento o México, e meteorologistas preveem que ele passará pela península de Yucatán com ventos de quase 250 km/h em direção à Baía de Tampa, na Flórida, Estados Unidos. A categoria da tempestade é 4, mas especialistas apontam que ela pode chegar aos EUA na categoria 5.
O trajeto da tempestade, segundo meteorologistas entrevistados pela Associated Press, seria pela cidade mexicana de Mérida, onde 1,2 milhão de pessoas moram, na manhã desta terça-feira (8/10), antes de desviar para o norte em direção aos EUA. As autoridades do México estão transportando pessoas em ônibus para regiões não costeiras.
É previsto que o furacão chegue à costa sudeste da Flórida na noite desta quarta-feira (9/10), segundo o Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA. Milton pode causar destruição de áreas que estão sofrendo com a devastação causada pelo furacão Helene há pouco menos de duas semanas, quando mais de 100 pessoas morreram.
Como quase toda a costa oeste da Flórida está sob alerta de furacão, mais de 1 milhão de pessoas, após serem instruídas, estão evacuando suas casas. Porém, com apenas um dia para deixarem a região, as autoridades locais temem engarrafamentos e longas filas em postos de combustível.
Meteorologistas e autoridades dos EUA temem que o Furacão Milton possa atingir a região da Baía de Tampa, onde mais de 3 milhões de pessoas vivem. A região não é atingida diretamente por um grande furacão desde 1921.
As águas da Baía podem subir até 4,5 metros, e alerta-se há anos que essa é uma área particularmente vulnerável à elevação do nível do mar causada por tempestades, pois a profundeza é rasa e larga, o que pode empurrar a água para cima.
Embora o Serviço Nacional de Meteorologia, nesta terça-feira, tenha rebaixado para categoria 4 o Milton, os meteorologistas afirmam que ele ainda representa uma ameaça extremamente séria.
“Embora flutuações na intensidade sejam esperadas, prevê-se que Milton continue sendo um furacão extremamente perigoso ao atingir a Flórida”, informou a agência.
Segundo a agência, o furacão Milton será o 10º grande furacão, categoria 3 ou superior, a atingir a costa do Golfo dos EUA desde 2017, ganhando força nos mares quentes do golfo.
“Milton foi a terceira tempestade de intensificação mais rápida já registrada no Oceano Atlântico”, detalhou a agência.
O governador da Flórida, Ron DeSantis, declarou estado de emergência para 51 dos 67 condados.
“O que você não quer fazer é ficar em uma área onde tem 10, 15 pés de maré de tempestade”, alertou DeSantis à Fox News nessa segunda-feira (7/10).
O governador acrescentou que os moradores da Flórida devem garantir estoque de comida e água para uma semana e se preparar para mais ordens de evacuação.