Finlândia se diz “pronta para lutar” em caso de ataque russo
Chefe das Forças Armadas da Finlândia, general Timo Kivinen, disse que seu país está preparado militarmente para uma eventual guerra
atualizado
Compartilhar notícia
O chefe das Forças Armadas da Finlândia, general Timo Kivinen, afirmou nesta quarta-feira (22/6), segundo agências internacionais de notícias, que seu país está preparado militarmente e oferecerá forte resistência caso seja alvo de um ataque da vizinha Rússia.
A declaração do general é dada no momento em que a Rússia aumenta a pressão e as ameaças para evitar que países próximos – como Finlândia e Suécia – se juntem à Organização do Tratado do Atlântico Nortre (Otan).
“A linha de defesa mais importante está entre as orelhas [uma expressão para ressaltar a importância da inteligência e da preparação], como prova a guerra na Ucrânia neste momento”, frisou o líder militar finlandês.
O general ressaltou que o país desenvolveu “sistematicamente” a defesa militar justamente para esse tipo de guerra, se referindo à uma eventual invasão do vizinho poderoso.
“[Temos capacidade de defesa] com uso massivo de poder de fogo, forças blindadas e também forças aéreas”, explicou.
A invasão da Ucrânia completa 118 dias nesta quarta. O conflito no país, iniciado em 24 de fevereiro, tem impactado o mundo e ameaça se expandir para outros países.
Rússia e Ucrânia estão em guerra justamente por causa da possível adesão ucraniana à Otan, entidade militar liderada pelos Estados Unidos.
Na prática, Moscou vê essa possibilidade como uma ameaça à sua segurança. Sob essa alegação, invadiu o país liderado por Volodymyr Zelensky.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.