Filipinas acusam navio da China de usar “laser militar”; vídeo
A Guarda Costeira das Filipinas acusou um navio chinês de usar “laser de nível militar”. O incidente teria ocorrido em 6 de fevereiro
atualizado
Compartilhar notícia
A Guarda Costeira das Filipinas (PCG) acusou um navio da China de usar suposto “laser de nível militar” enquanto a equipe prestava apoio à “missão reabastecimento” da Marinha do país em Ayungin Shoal. O incidente ocorreu em 6 de fevereiro.
Segundo a PCG, a embarcação chinesa direcionou um “laser verde duas vezes em direção” ao navio do país, que, ainda segundo eles, causou “cegueira temporária da tripulação na ponte”.
As autoridades das Filipinas também relataram que o barco chinês fez “manobras perigosas”, como aproximar-se em 140 metros da embarcação das Filipinas durante a “missão reabastecimento” .
Veja as imagens do suposto “laser militar”:
Em comunicado oficial, a Guarda Costeira afirmou que “o bloqueio deliberado dos navios do governo filipino, para entregar alimentos e suprimentos ao nosso pessoal militar a bordo, é um flagrante desrespeito e uma clara violação dos direitos soberanos filipinos nesta parte do mar das Filipinas ocidental”.
O PCG reitera que continuará exercendo “a devida diligência na proteção da integridade territorial do país contra a agressão estrangeira” para “sustentar a presença e afirmar os direitos soberanos”.
Nos últimos dias, a China foi alvo de acusações de espionagem pelos Estados Unidos (EUA), após um balão sobrevoar o território aéreo norte-americano.