metropoles.com

Colômbia: “Dói, mas não intervirei”, diz presidente sobre filho preso

Nicolás Petro é filho de Gustavo Petro, presidente da Colômbia; ele foi preso neste sábado (29/7) com a ex-mulher por lavagem de dinheiro

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Twitter/nicolaspetroB
Foto mostra Nicolás Petro fazendo um coração com as mãos junto de seu pai, Nicolás Petro. O jovem usa casaco e o pai uma camisa social
1 de 1 Foto mostra Nicolás Petro fazendo um coração com as mãos junto de seu pai, Nicolás Petro. O jovem usa casaco e o pai uma camisa social - Foto: Reprodução/Twitter/nicolaspetroB

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, fez um pronunciamento em suas redes sociais sobre a prisão de seu filho. Horas após a detenção de Nicolás Petro, neste sábado (29/7), o presidente foi ao Twitter para confirmar a prisão e dizer que desejava a seu filho “sorte e força”.

Nicolás Petro foi preso ao lado da ex-mulher, Days Vásquez, como resultado de uma investigação por lavagem de dinheiro e enriquecimento ilícito. É a primeira vez que um familiar de um presidente em exercício é preso na Colômbia.

As denúncias apontam que o casal usou a posição para conseguir dinheiro sujo em troca de influência desde o ano passado. O presidente colombiano descreveu o evento como uma “autodestruição” de seu filho.

“Como pessoa e como pai, me dói muito que um dos meus filhos seja preso; como presidente, garanto que a procuradoria terá todas as garantias para proceder de acordo com a lei”, afirmou o presidente.

“Desejo a meu filho sorte e força. Que estes acontecimentos ajudem a formar o seu caráter e ele possa refletir sobre seus próprios erros”, completou o presidente na mensagem.

O assunto foi um dos mais comentados da política colombiana com a oposição acusando o presidente de ser cúmplice enquanto aliados apontaram a força de Gustavo Petro em declarar que não usará sua influência para apoiar o filho.

Foto mostra o presidente da Colombia, Gustavo Petro, de terno preto e gravata vermelha
Gustavo Petro é presidente da Colômbia desde 2022

Ex-mulher foi origem das denúncias

Em uma entrevista dada à revista Semana em março, Days acusou publicamente o ex-marido de usar a imagem do pai para obter dinheiro para viver uma vida de luxo, coisa que o presidente não sabia que era feita.

As investigações tomaram mais corpo a partir dessa declaração. Ela contou que só um empresário havia dado US$ 124 mil a Nicolás Petro, o que corresponde a quase R$ 600 mil.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?