Filho de brasileiro é um dos mortos após ataque do Hamas em festa rave
Morte de Gabriel Barel, 22 anos, foi confirmada neste domingo pela Embaixada do Brasil em Israel. Pai do jovem é Jayro Varella Filho
atualizado
Compartilhar notícia
Um jovem de 22 anos, filho de brasileiro, está entre os mortos no ataque do grupo extremista Hamas, no festival de música eletrônica Universo Paralello, no último dia 7. Havia cerca de 3,5 mil pessoas no evento, realizado em área próxima à Faixa de Gaza; mais de 260 delas morreram, segundo autoridades.
A morte de Gabriel Yishay Barel, filho de Jayro Varella Filho, foi confirmada neste domingo (15/10) pela Embaixada do Brasil em Israel.
Até o então, haviamconfirmadas as mortes de três brasileiros que estavam na rave atacada pelo grupo radical: Karla Mendes, 42; Ranani Glazer, 24; e Bruna Valeanu, 24. O atentado deu origem à escalada que levou à guerra entre Israel e Hamas. O conflito já dura nove dias.
A morte mais recente confirmada pelo Itamaraty tinha sido de Karla Stelzer Mendes, uma das brasileiras que estava na rave nas imediações da Faixa de Gaza. O israelense Gabriel Azulay, namorado de Karla, foi encontrado morto na última quarta-feira (11/10), em Israel.
Em nota, a Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro (Fierj) lamentou a morte de Karla e organizou uma caminhada para este domingo (15/10), na capital fluminense, em protesto contra os ataques cometidos contra Israel.
Repatriados
As ações do Brasil para repatriar moradores de Israel após os confrontos trouxeram de volta 916 cidadãos e 24 animais de estimação, entre gatos e cachorros, até agora.
Por volta da 1h45 deste domingo (15/10), 215 brasileiros que estavam em Israel chegaram no quinto avião KC-30 (Airbus A330 200), da Força Aérea Brasileira (FAB), que pousou no Rio de Janeiro. O avião havia decolado de Tel Aviv no dia anterior.
Além dos brasileiros, 16 pets desembarcaram da aeronave, retirados em segurança de áreas de conflito em Israel. Ao todo, 1,7 mil cidadãos pediram a expatriação ao Ministério das Relações Exteriores (MRE), por meio de formulário, segundo o Itamaraty.
Atualmente, cerca de 14 mil brasileiros vivem em Israel e 6 mil na Palestina, a maioria fora da área de conflito.