metropoles.com

Fed surpreende, e juros nos EUA têm alta de 0,75 ponto percentual

Mercado esperava alta, mas de 0,5 ponto. Política monetária mais agressiva do Fed é resposta à pressão inflacionária insistente

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
GettyImages
Dólar fecha em queda
1 de 1 Dólar fecha em queda - Foto: GettyImages

Destino de enorme volume de investimentos por causa da previsibilidade de sua economia, os Estados Unidos surpreenderam o mundo nesta quarta-feira (15/6) com a maior alta de juros desde 1994. O Federal Reserve, uma espécie de Banco Central do país, elevou a taxa básica de juros em 0,75 ponto percentual.

A medida é considerada “drástica” por investidores e analistas, e responde a uma inflação crescente nos EUA, a maior das últimas quatro décadas.

O mercado mundial esperava uma alta, mas de 0,5 ponto percentual. E, além de aumentar os juros mais do que o esperado, o Fed informou em comunicado que pode seguir com uma política de juros agressiva nos próximos meses para combater a inflação.

Com a alta de 0,75 ponto percentual, a taxa básica de juros dos EUA vai oscilar entre 1,5% e 1,75% ao ano. Para os EUA, é um número alto, mas, como comparação, o Brasil tem hoje uma taxa de juros básica de 12,75%, e expectativa de um aumento de 0,5 ponto percentual também nesta quarta, quando termina a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central.

Nos EUA, a alta deverá afetar o preço de empréstimos e forçar uma desaceleração da economia, como forma de tentar frear também a inflação.

Comunicado divulgado pelo Fed nesta quarta informou que 10 dos 11 membros votantes foram a favor do aumento que foi divulgado. Um único dissidente, a presidente do Fed do Kansas, Esther George, votou por um aumento de 0,5 ponto percentual.

O texto diz ainda que o Fed segue “fortemente comprometido em retornar a inflação ao seu objetivo de 2%”.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?