FBI prende homem que invadiu gabinete de presidente da Câmara dos EUA
Outros manifestantes acusados de envolvimento na invasão ao Capitólio também estão presos. Polícia diz que está “longe de terminar”
atualizado
Compartilhar notícia
O homem que invadiu o escritório da presidente da Câmara dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, e tirou fotos sentado na mesa da parlamentar é um dos presos pela polícia norte-americana após a invasão ao Capitólio, em Washington. O acusado foi identificado como Richard Barnett, de 60 anos. São informações do NY Times.
Segundo o jornal norte-americano, além do suspeito os oficiais prenderam um idoso de 70 anos, que foi flagrado portando 11 coquetéis molotov, duas pistolas e um rifle semiautomático dentro do seu caminhão.
Ele é morador o Alabama e foi para Washington apenas para o protesto. Há um terceiro preso – um funcionário da Câmara Legislativa da Virgínia Ocidental.
Em coletiva de imprensa, o diretor do escritório do FBI em Washington, Steven M. D’Antuono, afirmou que as autoridades policiais “estão longe de terminar” com as prisões.
Ainda conforme o jornal, centenas de agentes do FBI integram força-tarefa para identificar e prender mais manifestantes envolvidos na invasão ao Congresso. As investigações contam com o apoio de promotores de Justiça.
Até o momento, cinco pessoas foram presas pelo FBI e outras várias foram detidas pela polícia de Washington – a maioria por ter violado o toque de recolher imposto pela prefeitura durante o episódio.
Invasão ao Capitólio
Apoiadores de Trump, que não aceitam o resultado do pleito de novembro de 2020, invadiram o local em que ocorria a sessão que certificaria Joe Biden como presidente eleito. Deputados e senadores foram retirados do prédio pouco antes da invasão.
Em mensagem nas redes sociais, o presidente Donald Trump pediu que os seus partidários que protestassem “pacificamente” e que confiassem nas forças de segurança americanas. Entretanto, momentos antes, houve vandalismo e confrontos durante a tentativa de invasão, quando extremistas conseguiram ultrapassar as barreiras de segurança e entrar no Capitólio.
Por causa dos confrontos, a prefeita de Washington, Muriel Bowser, declarou toque de recolher na cidade a partir das 18h locais (20h de Brasília). A medida ficará em vigor por 12 horas. A prefeitura também fechou os centros de testagem para a Covid-19.
O governador de Virginia, Ralph Northam, declarou estado de emergência e também estabeleceu um toque de recolher a partir das 18 horas nas regiões de Arlington e Alexandria, que ficam nas proximidades de Washington D.C..
Segundo a CNN, um homem de 24 anos que estava escalando um andaime na fachada oeste do prédio do Capitólio caiu de uma altura de mais de 9 metros e foi transportado a um hospital em estado crítico.