metropoles.com

FBI faz buscas em resort de Trump: “Arrombaram até meu cofre”

Investigado por seu papel em invasão do Capitólio, ex-presidente dos EUA criticou ação: “Abuso como os que acontecem em países do 3º mundo”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
GAGE SKIDMORE
donald trump
1 de 1 donald trump - Foto: GAGE SKIDMORE

Banido das grandes redes sociais desde seu embate contra o sistema eleitoral norte-americano em 2021, o magnata Donald Trump, ex-presidente do país, usou sua própria plataforma para anunciar, na noite desta segunda-feira (8/8), que o resort de luxo onde ele vive é alvo de uma operação de busca e apreensão realizada pelo FBI, a polícia federal local.

“Estes são tempos sombrios para nossa nação, pois minha bela casa, [o resort Mar-A-Lago, na Flórida], está atualmente sitiada, invadida e ocupada por um grande grupo de agentes do FBI”, escreveu Trump. “Nada parecido com isso jamais aconteceu com um presidente dos Estados Unidos antes. Depois de trabalhar e cooperar com as agências governamentais, essa invasão não anunciada em minha casa foi desnecessária e inapropriada”.

Trump entrou na mira das autoridades federais dos EUA após uma comissão no Congresso do país, uma espécie de CPI, encontrou indícios de participação do ex-presidente na tentativa de insurreição em 6 de janeiro do ano passado, quando o prédio do Capitólio foi invadido por militantes insatisfeitos com o resultado da eleição vencida por Joe Biden. A invasão não teve sucesso em impedir a confirmação da vitória do atual presidente, mas fragilizou a democracia nos EUA e acabou com cinco mortos.

Para Trump, porém, a operação desta segunda tem contexto político. “É má conduta do Ministério Público, e uso do sistema de justiça como arma. Um ataque de democratas da esquerda radical, que desesperadamente não querem que eu concorra à presidência em 2024”, acusou ele.

“Tal abuso só poderia ocorrer em países quebrados do Terceiro Mundo. Infelizmente, a América agora se tornou um desses países, corrupto em um nível nunca visto antes. Eles até arrombaram meu cofre”, continuou Trump, em nota também distribuída a veículos de imprensa nos EUA, como a emissora CNN.

A Justiça dos EUA, no entanto, não se manifestou sobre o cumprimento do mandato de busca e nem informou por quais supostos crimes Trump é investigado.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?