metropoles.com

FBI afirma que suspeito de ataque com 14 mortes nos EUA agiu sozinho

Em uma coletiva de imprensa dada nesta quinta-feira (2/1), um oficial do FBI disse que ataque “foi 100% inspirado pelo ISIS”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Patt Little/Anadolu via Getty Images
Postos de controle policial na Bourbon Street e ao redor dela, depois que um veículo atingiu a multidão de Ano Novo em um distrito turístico, disseram as autoridades locais em Nova Orleans, Louisiana, Estados Unidos, em 1º de janeiro de 2025
1 de 1 Postos de controle policial na Bourbon Street e ao redor dela, depois que um veículo atingiu a multidão de Ano Novo em um distrito turístico, disseram as autoridades locais em Nova Orleans, Louisiana, Estados Unidos, em 1º de janeiro de 2025 - Foto: Patt Little/Anadolu via Getty Images

O Departamento Federal de Investigação (FBI) dos Estados Unidos afirmou, em coletiva de imprensa dada nesta quinta-feira (2/1), estar “confiante” que o ataque que deixou 14 pessoas mortas e 30 feridas em Nova Orleans, no estado da Louisiana, foi de autoria única do suspeito Shamsud-Din Jabbar, que também morreu no episódio.

As autoridades, durante a coletiva, destacaram que ao menos 14 pessoas foram mortas no ataque, e 35 ficaram feridas.

Segundo os agentes, o suspeito que se chama Shamsud-Din Jabbar, de 42 anos, é um cidadão americano e residente no Texas. Ele é veterano das Forças Armadas e foi morto pelas autoridades policiais.

Jabbar estava usando armadura corporal no momento em que realizou o ataque. O caminhão alugado tinha uma bandeira preta, mas não está claro qual organização a bandeira representa.

O oficial antiterrorismo do FBI, Christopher Raia, disse que o suspeito declarou sua afiliação ao Estado Islâmico nas redes sociais e afirmou que Jabbar “foi 100% inspirado pelo ISIS”. Ele acrescentou que a agência já estava investigando o aparente interesse do suspeito no Estado Islâmico.

Raia destacou que as imagens de vigilância mostraram Shamsud-Din Jabbar, colocando dois dispositivos explosivos na cena.

A autoridade ainda confirmou que Jabbar serviu no exército dos EUA e pediu que “qualquer um que estivesse no French Quarter na véspera de Ano Novo ou no início do dia de Ano Novo” se apresentasse como testemunha.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?