metropoles.com

FAO: ação em áreas urbanas é chave para o Fome Zero e dietas saudáveis

“Precisamos nos engajar com as cidades. É nelas onde cada vez mais pessoas vivem, comem e trabalham”, disse José Graziano, diretor do órgão

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/FAO
Dieta saudável 2
1 de 1 Dieta saudável 2 - Foto: Divulgação/FAO

“Incorporar a comida e a alimentação nutritiva como componentes chaves do planejamento urbano é fundamental para alcançar o desenvolvimento sustentável, incluindo o Fome Zero e dietas saudáveis ​​para todos”. A declaração foi dada pelo diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), o brasileiro José Graziano da Silva, durante o lançamento do Marco para a Agenda Urbana de Alimentos da FAO: Uma abordagem holística para garantir o desenvolvimento sustentável, nessa quinta-feira (7/3), em Roma, Itália.

“Precisamos nos engajar com as cidades, porque é nelas onde cada vez mais pessoas vivem, comem e trabalham e onde precisamos implementar localmente compromissos globais”, disse José Graziano

O diretor da FAO observou como as áreas urbanas também são o ambiente onde as leis e regulamentos são produzidos. “É aí que a regulação dos sistemas alimentares é definida e é por isso que a FAO está trabalhando com as cidades cada vez mais”, acrescentou.

Segundo a organização, pelo menos 55% da população mundial vivem, atualmente, em áreas urbanas – uma proporção que deve aumentar para pelo menos 65% até 2050 – e com quase 80% de todos os alimentos produzidos globalmente consumidos em áreas urbanas. A urbanização está criando desafios sem precedentes para garantir que todos obtenham alimentos acessíveis, mantendo uma dieta saudável e preservando os recursos naturais e a biodiversidade do planeta.

Referindo-se a recente reunião de alto nível da ONU com prefeitos e representantes de políticas de alimentos urbanos em Nova York, o diretor-geral da FAO ressaltou que o desenvolvimento urbano não pode mais ser tratado separadamente do desenvolvimento rural.

“Os dois processos devem se reforçar mutuamente”, disse ele. “Em vez de considerar a urbanização e a transformação rural como processos separados, devemos aproveitar esta oportunidade para romper a divisão rural-urbana”.

Falsa dicotomia
“Devemos resistir à falsa dicotomia entre a divisão urbana e rural”, disse, por sua vez, o vencedor do Prêmio Mundial da Alimentação de 2018 e diretor executivo da Aliança Global pela Melhor Nutrição (GAIN), Lawrence Haddad.

“O ambiente de comida urbana realmente molda o que os consumidores podem comprar e consumir. O momento realmente parece ser o de fazer um grande esforço para obter melhores dietas, melhor nutrição e melhores sistemas alimentares, o que, por sua vez, também atrairá investimentos e oportunidades de emprego ”, enfatizou. (Com informações da da FAO)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?