Familiares cobram esclarecimentos sobre acidente com submarino
Governo argentino afirmou não ter condições técnicas de recuperar a embarcação, mas parentes desconfiam das informações divulgadas
atualizado
Compartilhar notícia
O submarino ARA San Juan foi localizado no Atlântico após quase um ano desaparecido. No entanto, a notícia não tranquilizou os familiares dos 44 tripulantes, que pedem o resgate da embarcação e esclarecimentos sobre os motivos do acidente.
Neste sábado (17/11), o governo argentino reconheceu que não conta com os recursos necessários para recuperar o submarino. “Precisamos saber o que aconteceu e porque o submarino afundou desse jeito, sem que eles pudessem fazer nada. Essa é uma explicação que ninguém ainda pode dar”, ressaltou o ministro de Defesa da Argentina, Oscar Aguard, em entrevista coletiva em Buenos Aires.
Alguns familiares dos tribulantes já expressaram desconfiança sobre as informações divulgadas pelo governo, especialmente pelo fato de a embarcação ter sido encontrada em um local amplamente rastreado por veículos de diferentes países desde 2017.
Segundo dados oficiais, o submarino sofreu uma implosão no dia 15 de novembro de 2017, duas horas depois da última comunicação do comandante da embarcação.