metropoles.com

Família refém do Talibã é libertada no Paquistão

Exército paquistanês comanda operação de resgate com apoio de serviço secreto dos EUA

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
DW/Reprodução
familia mantida em cativero pelo talibã
1 de 1 familia mantida em cativero pelo talibã - Foto: DW/Reprodução

Uma americana, seu marido canadense e os três filhos do casal, que eram reféns de um grupo ligado ao Talibã, foram libertados no Paquistão, anunciaram nesta quinta-feira (12/10) as autoridades paquistanesas e americanas. Sequestrada no Afeganistão, a família foi mantida em cativeiro durante quase cinco anos.

Em 2012, durante uma viagem turística que faziam no Afeganistão, Caitlan Coleman e o marido, Joshua Boyle, foram sequestrados pela rede Haqqani – grupo armado aliado ao Talibã e responsável por vários ataques contra as forças estrangeiras e locais no país. Na época do rapto, a americana estava grávida do primeiro filho. No cativeiro, o casal teve mais duas crianças.

A libertação da família foi anunciada pelo exército do Paquistão, que indicou que a operação de resgate contou com a colaboração dos serviços de inteligência americanos. Os reféns estavam um cativeiro em território paquistanês próximo à fronteira do país com o Afeganistão.

“Todos os reféns foram libertados sãos e salvos e estão em vias de serem repatriados para o seu país de origem”, acrescentou o comunicado das forças de segurança paquistanesas. A operação de libertação ocorreu na quarta-feira.

Ainda não se sabe quando a família retornará para a América do Norte. Duas fontes oficiais americanas afirmaram à agência de notícias Reuters que Boyle se recusou a embarcar num avião militar dos EUA que os tiraria do Paquistão. Segundo a emissora americana CNN, o canadense foi casado com a irmã de um ex-detento de Guantánamo e poderia temer algum processo legal nos Estados Unidos.

A libertação dos reféns pode melhorar a conturbada relação diplomática entre os Estados Unidos e o Paquistão. “A cooperação do governo paquistanês é um sinal que este honra as exigências dos EUA para que faça mais para melhorar a segurança na região”, afirmou o presidente americano, Donald Trump, no comunicado, no qual anunciou a libertação da família.

“Esperamos que este tipo de cooperação e de colaboração aconteça novamente para libertar os reféns restantes e durante as futuras operações conjuntas de combate ao terrorismo”, acrescentou o presidente.

Em dezembro de 2016, o casal e dois de seus três filhos apareceram num vídeo divulgado pelos insurgentes afegãos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?