Falha no sistema deixa Argentina e Uruguai sem energia elétrica
Empresas responsáveis pelo abastecimento informaram que o serviço começou a ser restabelecido em ambos os países
atualizado
Compartilhar notícia
A Argentina e o Uruguai amanheceram neste domingo (16/06/2019) sem energia elétrica devido a uma falha na interconexão de ambos os países, confirmou a empresa Edesur, que administra o serviço.
Una falla masiva en el sistema de interconexión eléctrica dejó sin energía a toda la Argentina y Uruguay. Ampliaremos con más información. #SinLuz #CortedeLuz
— Edesur Argentina (@OficialEdesur) June 16, 2019
“Um problema maciço no sistema de interconexão elétrica priva toda a Argentina e o Uruguai de energia”, anunciou a Edesur Argentina.
A las 7.06 un desperfecto en la red argentina afectó el sistema interconectado dejando sin servicio todo el territorio nacional, al igual que varias provincias del vecino pais.
— UTE (@UTE_ComCorp) June 16, 2019
A uruguaia UTE (Administração Nacional de Usinas e Transmissões Élétricas) disse que “às 07h06 um mau funcionamento da rede argentina afetou o sistema interligado, privando de serviço todo o território nacional, e várias províncias do país vizinho”.
Segundo veículos de imprensa, o apagão afeta a capital argentina, Buenos Aires, e o resto das províncias do país, entre elas as que se preparavam para iniciar eleições locais, como Santa Fé, San Luis, Formosa e Tierra del Fuego.
Os serviços de transporte ficaram interrompidos em Buenos Aires pela falta de sinalização após o blecaute, por volta das 7h deste domingo (16/06/2018), segundo as fontes.
Por volta das 10h, as empresas informaram, via Twitter, que iniciaram as demandas de normalização dos serviços.
Nuestro Centro de Control inició las demandas de normalización y lentamente comienza a restaurarse el servicio de energía eléctrica a la red. Ingresamos los primeros 34.000 clientes.
— Edesur Argentina (@OficialEdesur) June 16, 2019
“Nosso Centro de Controle iniciou as demandas de normalização e lentamente começa a ser restaurado o serviço de energia elétrica. Começamos com os primeiros 34.000 clientes.”
O secretário de Energia da Argentina, Gustavo Lopetegui, afirmou que a causa do apagão de grandes proporções no país ainda não é conhecida. Em entrevista coletiva neste domingo, ele disse: “Nós não temos informação sobre por que (o apagão) aconteceu”. Lopetegui declarou ainda que espera que a energia seja 100% restaurada até o fim do dia.
A empresa argentina de energia Edesur disse que um problema no sistema de interconexão começou em um ponto de transmissão de energia entre as estações de Yacyretá e Salto Grande. Mais cedo, a Edesur tinha dito que a eletricidade foi restaurada para mais de 1,5 milhão de pessoas. A companhia uruguaia UTE disse que 75% do serviço havia sido restaurado no país.