metropoles.com

Falha no sistema deixa Argentina e Uruguai sem energia elétrica

Empresas responsáveis pelo abastecimento informaram que o serviço começou a ser restabelecido em ambos os países

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcos Santos/USP Imagens
Energia eletrica
1 de 1 Energia eletrica - Foto: Marcos Santos/USP Imagens

A Argentina e o Uruguai amanheceram neste domingo (16/06/2019) sem energia elétrica devido a uma falha na interconexão de ambos os países, confirmou a empresa Edesur, que administra o serviço.

“Um problema maciço no sistema de interconexão elétrica priva toda a Argentina e o Uruguai de energia”, anunciou a Edesur Argentina.

A uruguaia UTE (Administração Nacional de Usinas e Transmissões Élétricas) disse que “às 07h06 um mau funcionamento da rede argentina afetou o sistema interligado, privando de serviço todo o território nacional, e várias províncias do país vizinho”.

Segundo veículos de imprensa, o apagão afeta a capital argentina, Buenos Aires, e o resto das províncias do país, entre elas as que se preparavam para iniciar eleições locais, como Santa Fé, San Luis, Formosa e Tierra del Fuego.

Os serviços de transporte ficaram interrompidos em Buenos Aires pela falta de sinalização após o blecaute, por volta das 7h deste domingo (16/06/2018), segundo as fontes.

Por volta das 10h, as empresas informaram, via Twitter, que iniciaram as demandas de normalização dos serviços.

“Nosso Centro de Controle iniciou as demandas de normalização e lentamente começa a ser restaurado o serviço de energia elétrica. Começamos com os primeiros 34.000 clientes.”

O secretário de Energia da Argentina, Gustavo Lopetegui, afirmou que a causa do apagão de grandes proporções no país ainda não é conhecida. Em entrevista coletiva neste domingo, ele disse: “Nós não temos informação sobre por que (o apagão) aconteceu”. Lopetegui declarou ainda que espera que a energia seja 100% restaurada até o fim do dia.

A empresa argentina de energia Edesur disse que um problema no sistema de interconexão começou em um ponto de transmissão de energia entre as estações de Yacyretá e Salto Grande. Mais cedo, a Edesur tinha dito que a eletricidade foi restaurada para mais de 1,5 milhão de pessoas. A companhia uruguaia UTE disse que 75% do serviço havia sido restaurado no país.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?