metropoles.com

Extremista é condenado a 18 anos de prisão por invasão ao Capitólio

Stewart Rhodes fundou o grupo Oath Keepers. Na sentença, a Justiça americana considerou o extremista culpado por crimes como conspiração

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
líder extrema-direita é condenado por participação no ataque de 6 de janeiro - Metrópoles
1 de 1 líder extrema-direita é condenado por participação no ataque de 6 de janeiro - Metrópoles - Foto: Getty Images

A Justiça Federal dos Estados Unidos condenou o extremista Stewart Rhodes a 18 anos de prisão por ter desempenhado papel de liderança na invasão ao Capitólio, em 6 de janeiro de 2021.

Stewart Rhodes é fundador do grupo de extrema-direita Oath Keepers. Na sentença divulgada nesta quinta-feira (25/5), a Justiça norte-americana o considerou culpado por crimes como conspiração.

Rhodes não participou do movimento do lado de fora do Congresso, mas orientou pessoas que entraram no local. Essa foi a condenação mais longa que um dos envolvidos na invasão de 6 de janeiro recebeu até o momento. As informações são da BBC News e ABC News.

A decisão também levou em consideração estoques de armas que eram mantidos nos arredores de Washington e a orientação aos membros para que deletassem mensagens incriminadoras.

Os procuradores envolvidos no caso, porém, pediam uma condenação de 25 anos de prisão, por entenderem que Rhodes “inspirou o uso da violência” dos extremistas envolvidos no ataque à casa legislativa.

Rhodes afirmou à Justiça que seria um preso político, alegação que foi rejeitada.

Em 6 de janeiro de 2021, ocorreu a invasão ao Capitólio, prédio que abriga o Congresso dos Estados Unidos, resultando em cinco mortes.

A rebelião ocorreu no momento em que a vitória do atual presidente, Joe Biden, era anunciada e milhares de simpatizantes de Donald Trump forçaram a entrada no local.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?