Extremista é condenado a 18 anos de prisão por invasão ao Capitólio
Stewart Rhodes fundou o grupo Oath Keepers. Na sentença, a Justiça americana considerou o extremista culpado por crimes como conspiração
atualizado
Compartilhar notícia
A Justiça Federal dos Estados Unidos condenou o extremista Stewart Rhodes a 18 anos de prisão por ter desempenhado papel de liderança na invasão ao Capitólio, em 6 de janeiro de 2021.
Stewart Rhodes é fundador do grupo de extrema-direita Oath Keepers. Na sentença divulgada nesta quinta-feira (25/5), a Justiça norte-americana o considerou culpado por crimes como conspiração.
Rhodes não participou do movimento do lado de fora do Congresso, mas orientou pessoas que entraram no local. Essa foi a condenação mais longa que um dos envolvidos na invasão de 6 de janeiro recebeu até o momento. As informações são da BBC News e ABC News.
A decisão também levou em consideração estoques de armas que eram mantidos nos arredores de Washington e a orientação aos membros para que deletassem mensagens incriminadoras.
Os procuradores envolvidos no caso, porém, pediam uma condenação de 25 anos de prisão, por entenderem que Rhodes “inspirou o uso da violência” dos extremistas envolvidos no ataque à casa legislativa.
Rhodes afirmou à Justiça que seria um preso político, alegação que foi rejeitada.
Em 6 de janeiro de 2021, ocorreu a invasão ao Capitólio, prédio que abriga o Congresso dos Estados Unidos, resultando em cinco mortes.
A rebelião ocorreu no momento em que a vitória do atual presidente, Joe Biden, era anunciada e milhares de simpatizantes de Donald Trump forçaram a entrada no local.