metropoles.com

Extrema direita chega ao poder em 10 cidades na Espanha

Coalizão formada pelos partidos conservadores Vox e PP chegam ao poder em cidades importantes com a promessa de profundas mudanças sociais

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images/ Europa Press News
Foto colorida de eleições na Espanha - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de eleições na Espanha - Metrópoles - Foto: Getty Images/ Europa Press News

O partido de extrema direita Vox, em coalizão com o conservador Partido Popular (PP), avança e conquistou o poder em 10 cidades da Espanha neste sábado (17/6). A esquerda espanhola perdeu espaço em lideranças municipais chaves.

María José Catalá, candidata do PP, foi eleita prefeita de Valência, cidade conhecida por sua riqueza nas artes e na ciência. A política chega ao poder com o discurso de que irá priorizar o diálogo e o consenso na região. A oposição declarou que não irá aceitar políticas negacionistas sobre questões ambientais e afrouxamento de medidas de proteção às mulheres.

Na região central da Espanha e próxima a capital Madri, Toledo se destaca como um dos municípios com o maior número de representantes locais eleitos por meio da coalizão PP-Vox.

A coligação também conquistou vagas importantes nos governos de Móstoles e Alcalá de Henares, as duas das cidades mais populosas na comunidade de Madri — juntas têm uma população estimada de 470 mil habitantes, segundo o jornal espanhol El País.

O PP irá comandar seis prefeituras das cidades mais populosas da Espanha, entre elas está Madri, Móstoles, Alcalá, Leganés, Torrejón de Ardoz e Alcobendas. O Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) conquistou quatro cadeiras entre as principais lideranças municipais do país, Fuenlabrada, Getafe, Alcorcón e Pinto.

Avanço da extrema direita

O avanço da extrema direita na Espanha acontece em meio a um grande embate com o governo socialista de Pedro Sánchez, que antecipou as eleições gerais do país para 23 de julho no intuito de unir a esquerda espanhola.

No Twitter, o presidente da Espanha, Pedro Sánchez, parabenizou os seus candidatos eleitos tanto da extrema esquerda como da base governista e destacou que é o momento de trabalharem juntos. “Sigamos avançando em direitos e transformações”, escreveu o político espanhol.

Em um comunicado, o Vox informou que irá tentar abolir a política que considera “conselhos ideológicos”, como aquelas dedicadas à igualdade que segundo eles “desperdiçaram” milhões de euros.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?