Explosão nas imediações do aeroporto de Cabul mata ao menos 13
O incidente ocorre em meio aos esforços de nações ocidentais para a retirada de civis e militares do país do Oriente Médio
atualizado
Compartilhar notícia
A explosão e o ataque a tiros nas imediações do aeroporto de Cabul, capital do Afeganistão, nesta quinta-feira (26/8), matou ao menos 13 pessoas, segundo líder do Talibã ouvido pela agência Reuters.
O Pentágono fala em “ataque complexo”, confirma pelo menos duas explosões e diz que há militares americanos entre os mortos. O Ministério das Relações Exteriores da Rússia divulgou a primeira contagem oficial de vítimas: 13 mortos e 15 feridos.
De acordo com as primeiras informações divulgadas, houve um ataque suicida e tiros disparados contra a multidão que concentrava próximo ao portão “Abbey”, área onde civis afegãos têm seus documentos analisados. O “Abbey” foi um dos três portões de embarque fechados desde ontem por conta dos alertas de que o Estado Islâmico estaria planejando um atentado no aeroporto.
We can confirm an explosion outside Kabul airport. Casualties are unclear at this time. We will provide additional details when we can.
— John Kirby (@PentagonPresSec) August 26, 2021
De acordo com a agência de notícias, entre as vítimas estão crianças e mulheres.
O incidente ocorre em meio aos esforços de nações ocidentais para a retirada de civis e militares do país, retomado por forças do grupo extremista Talibã.
Imagens compartilhadas pelo professor universitário Muslim Shirzad mostram pessoas feridas pela explosão:
Kabul airport explosion pic.twitter.com/fmyosQAhhy
— Muslim Shirzad (@MuslimShirzad) August 26, 2021
Vídeo da Ansar Press também traz vítimas sendo socorridas:
🚨 Em desenvolvimento: Primeiras notícias que chegam de Kabul dão conta que se trata de um ATENTADO SUÍCIDA. #Afghanistan • #Kabul • #Terrorism pic.twitter.com/syUyRlkkVC
— ORKAN INTΞL (@OrkanIntel) August 26, 2021
Imagens das redes sociais mostram várias pessoas feridas sendo carregadas em carrinhos de mão.