Exclusivo: Governo Trump comenta audiência da AGU sobre big techs
Em resposta ao Metrópoles, Departamento de Estado do governo Trump falou em “combater desinformação estrangeira”
atualizado
Compartilhar notícia
![casa branca](https://uploads.metroimg.com/wp-content/uploads/2025/01/29134740/casa-branca-4.jpg)
O Departamento de Estado do governo norte-americano comentou nesta quarta-feira (29/1) a audiência pública promovida pela Advocacia-Geral da União (AGU) sobre moderação de conteúdo em redes sociais. Um porta-voz do órgão, questionado sobre o contexto relacionado ao evento realizado pela AGU em 22/1, disse ao Metrópoles que o governo dos Estados Unidos combaterá a “manipulação de informações estrangeiras” com a verdade.
É a primeira vez que a administração Trump comenta questões relacionadas à liberdade de expressão no Brasil.
“O Departamento de Estado apoia e defende o direito fundamental dos americanos à liberdade de expressão e combaterá a manipulação de informações estrangeiras com a verdade”, afirmou o porta-voz.
O Metrópoles também questionou o governo dos Estados Unidos sobre o equilíbrio entre combate à desinformação e proteção aos direitos de liberdade de expressão no contexto da audiência pública.
“O Departamento de Estado apoia e defende o direito fundamental dos americanos à liberdade de expressão”, respondeu o porta-voz.
O representante do governo estadunidense acrescentou que o órgão “combaterá propaganda inimiga genuína e a manipulação de informações estrangeiras com a verdade fundamental de que a América é um país grande e justo, cujo povo é generoso e cujos líderes agora priorizam os interesses centrais dos americanos, respeitando os direitos e interesses de outras nações”.
Como mostrou o Metrópoles, as plataformas digitais convidadas para a audiência pública sobre moderação nas redes sociais promovida pela AGU optaram por não comparecer ao encontro.
Em meio ao debate proposto sobre segurança e moderação de conteúdo nas redes, as cadeiras destinadas aos representantes de Meta, X, Google e TikTok ficaram vazias.