Ex-presidente Alberto Fujimori é transferido da prisão para hospital
Ele cumpre, desde 2007, uma pena de 25 anos por corrupção e crimes contra a humanidade
atualizado
Compartilhar notícia
Alberto Fujimori, 79 anos, ex-presidente do Peru, foi transferido na noite deste sábado (23/12) da prisão para um hospital particular, após apresentar um quadro de tensão arterial baixa e arritmia. Ele cumpre, desde 2007, uma pena de 25 anos por corrupção e crimes contra a humanidade. Segundo os médicos que acompanham o político, o caso dele é grave e inspira cuidados.
Há uma expectativa no Peru sobre a possibilidade de Fujimori receber um indulto humanitário. O benefício seria moeda de troca para que dez deputados — entre eles Kenji Fujimori, filho do ex-presidente — se abstivessem de votar, na última quinta-feira (21), do pedido de destituição do atual líder do país, Pedro Pablo Kuczynski, que acabou não sendo aprovado.
O presidente peruano está sob intensa pressão desde a semana passada, quando um painel de investigação formado por parlamentares opositores revelou que a Odebrecht fez pagamentos de quase US$ 800 mil a uma empresa de consultoria de Kuczynski em meados da década passada. À época, ele ocupava cargos de primeiro escalão na gestão de Alejandro Toledo.Fujimori ocupou a presidência do Peru de 28 de julho de 1990 a 17 de novembro de 2000. Seu governo, após adotar diversas medidas antidemocráticas, foi considerado uma ditadura de fato. Ele acabou acusado de perseguir, sequestrar e matar opositores com o aparato militar, além de ter mandado esterilizar sem consentimento mais de 300 mil mulheres, a maioria indígenas.