metropoles.com

Ex-espião envenenado: Rússia expulsa 23 diplomatas britânicos

Anúncio foi feito neste sábado (17/3). Trata-se de um resposta a uma ação idêntica tomada pelo governo britânico em relação aos russos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
THE PRESIDENTIAL PRESS AND INFORMATION OFFICE
Vladimir Putin
1 de 1 Vladimir Putin - Foto: THE PRESIDENTIAL PRESS AND INFORMATION OFFICE

A Rússia anunciou, neste sábado (17/3), a expulsão de 23 diplomatas britânicos que estão no país, em resposta à idêntica medida tomada pelo Reino Unido em represália pelo envenenamento do ex-espião russo Sergei Skripal e de sua filha Yulia.

“Eles foram declarados personae non gratae e 23 diplomatas serão expulsos no prazo de uma semana da embaixada do Reino Unido em Moscou”, afirma um comunicado do Ministério das Relações Exteriores russo.

Ao mesmo tempo, Moscou retirou a permissão para a abertura do Consulado Geral britânico em São Petersburgo, a segunda maior cidade do país.

“Tendo em vista a disparidade no número de consulados dos dois países, a Rússia retira sua aprovação para a abertura e funcionamento do Consulado Geral do Reino Unido em São Petersburgo”, completa a nota.

A última medida em resposta às tomadas por Londres ordenou a suspensão da atividade em território russo do British Council (Conselho Britânico), o instituto público dedicado à divulgação da língua e cultura inglesa no exterior.

“O lado britânico foi advertido de que, no caso de medidas antipáticas ainda serem tomadas em relação à Rússia, a parte russa se reserva no direito de adotar outras medidas de resposta”, conclui a chancelaria russa.

As medidas tomadas pela Rússia em resposta à expulsão de 23 diplomatas russos do Reino Unido foram informadas na manhã deste sábado ao embaixador britânico em Moscou, Laurie Bristow, convocado pelo Ministério das Relações Exteriores.

Yulia Skripal e seu pai Sergei, ex-agente dos serviços de inteligência militar russa (GRU) que passou informação ao M16 britânico, foram encontrados inconscientes no último dia 4, na cidade de Salisbury, no sul da Inglaterra, e desde então estão hospitalizados em estado crítico.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?