Ex-cientista da Nasa testa teoria de que o universo é uma simulação
Segundo o físico, tudo o que conhecemos pode ser como um videogame, gerando realidade “sob demanda”
atualizado
Compartilhar notícia
Ex-cientista da Agência Espacial Americana (Nasa), Thomas Campbell lidera uma equipe de físicos para testar uma teoria controversa: a de que o universo e toda a realidade seja uma simulação. Segundo eles, tudo o que conhecemos pode ser como um videogame, gerando realidade “sob demanda”.
A hipótese surgiu com a ajuda do experimento da dupla fenda, que é quando a luz é disparada entre duas cavidades. No caso, é possível observar que a luz age como uma onda. Contudo, quando o feixe ocorre sob detectores, o padrão desaparece.
Desta forma, os cientistas se dão conta de que as partículas subatômicas se comportam de maneiras diferentes quando observadas. Para Thomas Campbell, isso pode ser um indício de que a realidade só ocorre quando vigiada, assim como em um videogame.
Teoria controversa
A ideia da física quântica de que o universo é uma simulação não é de agora, mas tem ganhado força. Em 2017, a mesma equipe que trabalha na teoria atual já havia divulgado um artigo com alguns experimentos.
Apesar das declarações de Campbell e seu grupo de cientistas, outros físicos não concordam com a ideia de simulação. Isso porque, para eles, o fato de a luz se comportar de forma diferente quando observada nada tem a ver com uma realidade criada.
Contudo, embora pareça um tema apenas para filmes de ficção científica, muitos estudiosos estão empolgados em estudar a ideia de uma simulação. Até mesmo Elon Musk, criador da Tesla e da SpaceX, já demonstrou interesse no tema.