metropoles.com

Evo Morales diz estar convencido de tentativa de autogolpe de Arce

Declaração foi dada a jornal local e vai na mesma linha do que disse ex-comandante do exército. Zúñiga acusou o atual presidente de farsa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Federico Rotter/NurPhoto via Getty Images
imagem colorida mostra evo morales ex-presidente da bolívia - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida mostra evo morales ex-presidente da bolívia - Metrópoles - Foto: Federico Rotter/NurPhoto via Getty Images

O ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, disse ter mais convicção de que a insurreição dos militares do país contra o presidente Luis Arce era, na verdade, uma tentativa de autogolpe. O motivo seria uma tentativa de melhorar a imagem do chefe do Executivo local.

A declaração do ex-presidente foi dada ao jornal local La Razón, neste sábado (29/6). Ele disse ainda estar se sentindo ludibriado.

“Lucho nos enganou, mentiu para nós, mentiu para os bolivianos e para o mundo inteiro. Se foi um golpe ou um autogolpe, há debate, (mas) estou mais convencido de que foi um autogolpe para melhorar a imagem dele ou deixar a Presidência para a junta militar”, afirmou Evo, segundo o jornal local La Razón, referindo-se a Arce por seu apelido.

A fala de Morales vai na mesma direção do que já havia dito o ex-comandante do exército, o general Juan José Zúñiga, que foi preso após os atos da quarta-feira (26/6).

O militar havia dito que a tentativa de golpe havia sido, na verdade, combinada com o Arce e que o motivo seria realmente uma tentativa de tornar o governo mais popular. O líder nacional nega.

“Nacional e internacionalmente, (estão) convencidos de que o alvo era Evo, (mas) ele falhou”, acrescentou o ex-presidente ao jornal da Bolívia.

A tentativa de golpe chegou a ser anunciada por Morales, por meio do X, antigo Twitter, na quarta-feira. Ele, inclusive, se posicionou contra a iniciativa e apoiou Arce. Horas após soldados se mobilizarem, Zúñiga ficou frente a frente com Arce. O militar acabou destituído do cargo e preso. Um novo comandante para as tropas foi nomeado por Arce naquele mesmo dia.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?