metropoles.com

Evo anuncia greve de fome e pede diálogo sobre tensão na Bolívia

Evo Morales disse que vai manter greve de fome até que o presidente da Bolívia, Luís Arce, esteja disposto a dialogar sobre tensão no país

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gaston Brito Miserocchi/Getty Images
Imagem colorida mostra Luis Arce e Evo Morales - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Luis Arce e Evo Morales - Metrópoles - Foto: Gaston Brito Miserocchi/Getty Images

O ex-presidente Evo Morales anunciou, nesta sexta-feira (1º/11), uma greve de fome até que o atual presidente da Bolívia, Luis Arce, aceite abrir o diálogo em meio a crescente tensão política no país.

Além disso, o líder indígena pediu que apoiadores encerrem os bloqueios em estradas do país em forma de protesto contra a atual administração boliviana, que já duram 19 dias.

Em um comunicado divulgado no X minutos após uma coletiva de imprensa, o ex-presidente da Bolívia afirmou que não busca “derramamento de sangue” no país,  pediu a ajuda da comunidade internacional na mediação do diálogo com o governo Arce.

A decisão de Morales em iniciar uma grave de fome acontece horas após apoiadores invadirem um quartel localizado em Villa Tunari, na região de Cochabamba, e manter militares como reféns. O ato teria sido uma resposta a repressão de autoridades contra os bloqueios em estradas bolivianas.

Após o incidente, o presidente Luis Arce classificou a ação como “crime de traição à Pátria”, e afirmou que seu governo continuará realizando “ações destinadas a reestabelecer a ordem pública”.

Tensão Evo x Arce

Os últimos acontecimentos na Bolívia se somam a episódios recentes da disputa entre Evo Morales e Luis Arce, que antes eram aliados.

Arce chegou a ser ministro de Morales quando o ex-presidente liderou a Bolívia. Contudo, desde o último ano desentendimentos internos no Movimento ao Socialismo (MAS) afastaram os dois.

O atual presidente boliviano foi expulso da sigla após não participar de um congresso, realizado em outubro de 2023, que escolheria o candidato presidencial do MAS para as próximas eleições.

Morales, então, foi nomeado como o candidato do partido, mas foi inabilitado de concorrer à Presidência pela Justiça da Bolívia.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?